Artemis: Munich Re espera renovações positivas, mas crescimento de prêmios mais lento

Ainda há questões a serem observadas e ganhos de preço que provavelmente serão necessários, para garantir que o mercado de resseguro esteja cobrindo seus custos de perdas, custo de capital, despesas e para fornecer uma margem no longo prazo.

O CEO de resseguro da Munich Re, Torsten Jeworrek, contou ao jornalista do portal Artemis que a empresa espera condições de mercado positivas na próxima temporada de renovação, mas disse que é vital que os preços de mercado sustentem os ganhos recentes obtidos para garantir que os riscos sejam adequadamente cobertos.

Ao mesmo tempo, a resseguradora espera que o desenvolvimento de prêmios de resseguro de propriedades e acidentes diminua nas principais regiões nos próximos anos.

Graças à recuperação econômica que se instalou após os bloqueios da pandemia COVID-19, mais os aumentos de preços experimentados após o mercado de longo prazo, a Munich Re vê as condições do mercado de resseguro como positivas.

O que leva a empresa a projetar crescimento para o mercado de resseguros P&C, ainda que em ritmo mais lento do que o observado nos últimos anos.

A empresa prevê que o mercado de resseguros cresça cerca de 3% ao ano (corrigido pela inflação) até 2023, com previsão de crescimento do mercado primário de seguros na mesma taxa.

Para o resseguro, porém, isso representa uma desaceleração no crescimento de uma taxa de 6% no período de 2018 a 2020, com expansão para desacelerar na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, de acordo com a resseguradora.

Por outro lado, espera-se que o crescimento do prêmio de resseguro de P&C acelere para a África, Oriente Médio e América Latina nos próximos anos. Falando durante uma coletiva de imprensa no dia 7, Torsten Jeworrek deu mais detalhes sobre o que uma das maiores resseguradoras do mundo espera para o próximo ano.

Jeworrek explicou que, “No mercado de resseguro tradicional, vemos um ambiente estável contínuo”. Mas depois do ano recente de perdas por catástrofes, inflação social, pandemia, outros eventos de perdas causadas pelo homem e a ameaça de risco climático sempre presente, Jeworrek acredita que o mercado precisa proteger seus ganhos de preço. “Estamos convencidos de que o ambiente de mercado é positivo, mas é absolutamente necessário mantermos esse nível de preço, caso contrário, acharemos difícil cobrir esses riscos no futuro”, explicou.

Ele disse ainda que a Munich Re espera que as renovações de resseguro em janeiro de 2022 sejam amplamente positivas. “O ambiente do mercado leva a uma expectativa de que as taxas devem ficar ou melhorar ainda mais, essa é uma declaração global”, disse Jeworrek.

Ele disse que as recentes perdas por catástrofes, como as enchentes na Europa, o furacão Ida e os incêndios florestais em curso na Califórnia, irão adicionar pressão sobre as linhas de propriedade e negócios com risco de catástrofe. “Isso levará a mais melhorias, especialmente no negócio de propriedades, o negócio de catástrofes”, explicou ele.

Acrescentando: “Este quadro não é homogêneo em todo o mundo, mas esperamos pelo menos estabilização, senão melhora nos preços”. Especificamente sobre o negócio de resseguro de catástrofes imobiliárias na Europa, à luz das inundações recentes, Jeworrek disse que “o preço do gato na Europa foi estável, na melhor das hipóteses, nos últimos cinco, seis, sete anos ou mais, um pouco diferente de outros mercados em todo o mundo. Agora temos um evento aqui naquele mercado e com certeza vai levar a uma reconsideração de preços.

“Ainda temos que nos atualizar como indústria na modelagem de perigos secundários, como incêndios florestais, enchentes e outros”, explicou ele. Acrescentando que, “com a inflação social nos Estados Unidos, muitos dos participantes do mercado em nosso setor tiveram que lidar com questões de reservas porque a inflação social acelerou e foi inesperada. Isso se estabilizou um pouco, mas não temos certeza de como o coronavírus pode afetar isso nos próximos anos. ”

Portanto, ainda há questões a serem observadas e ganhos de preço que provavelmente serão necessários, para garantir que o mercado de resseguro esteja cobrindo seus custos de perdas, custo de capital, despesas e para fornecer uma margem no longo prazo. No lado do capital alternativo do mercado de resseguro, Jeworrek também forneceu alguns comentários, dizendo que, na visão dos resseguradores, “o capital alternativo está estável em um nível de cerca de US $ 100 bilhões, incluindo capital aprisionado”.

Mas ele observou que os desafios enfrentados no resseguro afetaram a confiança dos investidores em títulos vinculados a seguros (ILS). “Quando você pergunta à comunidade de investidores, esse aumento de perdas e perigos não modelados levaram a algum tipo de reconsideração do modelo de negócios e requisitos de retorno mais elevados”, disse Jeworrek. “Por causa do imobilizado de capital, devido aos eventos dos últimos anos, há um apetite maior por investimentos líquidos, como títulos de catástrofe e menos apetite por produtos menos líquidos que eram mais populares nos últimos anos. ”

Fonte: Sonho Seguro