Setembro Amarelo: saúde mental ganha destaque, especialmente durante pandemia

No mês de setembro, é posta em prática a campanha Setembro Amarelo, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas por dia tiram a própria vida no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

A pandemia também fez com que se buscasse mais ajuda psicológica. Segundo o Google Trends, apenas na primeira quinzena de quarentena no Brasil, houve aumento de 88% nas buscas por terapias on-line. De acordo com a pesquisa realizada pelo Zenklub com datafolha, cerca de 66% das pessoas sentiram ansiedade nesse período pandêmico. Percebendo esta demanda cada vez maior, muitas seguradoras disponibilizam atendimentos psicológicos gratuitos a profissionais de saúde e também a segurados. O movimento que começou para atender uma demanda atual da população, deve ser mantida pelas seguradoras devido a grande adesão.

No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e de prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. “Trabalhar no CVV foi uma das maiores experiências que eu já tive. É um trabalho voluntário que não contempla só a pessoa que está procurando ajuda, mas também o próprio voluntário, porque sentir que está ajudando alguém é mágico”, destacou a maquiadora e depiladora, Zara Penz, que atuou na entidade antes da pandemia. Os interessados em ajudar precisam fazer um treinamento de três meses. Se você precisar de ajuda pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Fonte: Conex Comunicação