Fitch afirma ratings da Bradesco Seguros

Classificações estão alinhadas às do banco, diz agência.

A Fitch Ratings afirmou o Rating de Força Financeira de Seguradora (FFS) ‘BB’ da Bradesco Seguros S/A, com Perspectiva Negativa, e o rating de FFS em escala nacional ‘AAA (bra)’, com Perspectiva Estável.

Segundo a agência de classificação de risco de crédito, os ratings refletem a importância estratégica da empresa para o seu controlador, o Banco Bradesco, do qual a Fitch a considera uma subsidiária principal.

Só para lembrar os últimos resultados do Grupo Bradesco Seguros, no segundo trimestre houve expansão de 20,7% no faturamento e de 11,2% no semestre consolidado, com evolução dos Prêmios Ganhos de 12,7% e 6,9%.

A agência de classificação de risco disse que os ratings de FFS da Bradesco Seguros estão alinhados aos de sua matriz, o Bradesco. A Perspectiva do rating de FFS internacional reflete a do IDR (Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Local de seu controlador, que, por sua vez, permanece um grau acima dos ratings soberanos do Brasil (IDRs de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB-’/Perspectiva Negativa).

“Os ratings da Bradesco Seguros também refletem sua liderança no mercado local, um consistente desempenho ao longo dos ciclos, a diversificada base de receitas, a forte capacidade de distribuição, apoiada na ampla rede de agências do Bradesco, além dos bons índices de liquidez e de capitalização”, citou a agência em relatório.

Segmentos em alta

Ao final de 2020, os segmentos de vida e de previdência continuaram respondendo pelo maior volume de prêmios emitidos brutos (58%), seguidos por saúde (24%), ramos elementares (9%) e títulos de capitalização (9%).

No ano passado, os prêmios emitidos diminuíram cerca de 24%, devido, sobretudo, à cisão parcial das operações de saúde da Bradesco Seguros para a controladora Bradseg Participações, em julho de 2020.

No entanto, as linhas de negócios de seguro-saúde permanecem refletidas nos resultados gerais das operações de seguros do grupo.

O relatório da Fitch destacou que os índices de alavancagem da Bradesco Seguros foram pressionados em 2020 e registraram aumento em relação ao mesmo período de 2019, devido a uma redução significativa de capital feita pela seguradora, em virtude da cisão parcial do patrimônio líquido.

Ainda assim, o índice de alavancagem operacional e de ativos permanece forte em comparação com as faixas de referência de seguradoras de vida internacionais classificadas pela Fitch. Ao final de 2020, os indicadores eram de 4,2 vezes e de 21,7 vezes, respectivamente.

Rentabilidade

A rentabilidade da Bradesco Seguros em 2020 ficou abaixo da reportada em anos anteriores: a rentabilidade sobre o patrimônio foi de 21%, o que representa uma redução frente à média de 27% registrada entre 2017 e 2019.

O lucro líquido da seguradora também foi impactado, devido, principalmente, à deterioração dos índices econômicos e aos efeitos adversos da pandemia de coronavírus.

Apesar disso, a empresa possui um histórico sólido e consistente de resultados técnicos ao longo dos ciclos – o que reflete suas fortes habilidades de subscrição, seus sistemas de controle e suas práticas de preços.

Em 2020, a carteira de títulos da Bradesco Seguros permaneceu concentrada em títulos públicos do Brasil, que representaram 88% da exposição total. A liquidez continua adequada, com todas as exigências mínimas regulatórias de liquidez atendidas.

Fonte: Monitor Mercantil