Comentário Econômico estreia na GRTV

Comentário Econômico, programa da GRTV, tem por objetivo principal fazer uma análise contábil dos dados das seguradoras. Em sua 1ª edição, trouxe uma análise mensal da produção de veículos, o Índice de Confiança na indústria (ICI) e o lucro das seguradoras. Apresentado pelo jornalista especializado em seguros, Paulo Alexandre, o programa tem como comentarista o Consultor Econômico, Francisco Galiza.

“A produção de veículos é muito importante para o mercado segurador brasileiro. Entre os anos de 2019 e 2020, ela sofreu uma queda de 32% devido à crise econômica que se desencadeou”, afirmou o consultor.

Para 2021, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê um crescimento de 25% em relação a base do ano passando, chegando a um patamar próximo de 2,5 milhões. “Se atingir esse resultado ele ainda não irá recupera o nível de 2019, mas já representa uma melhora importante e um fato bastante relevante para o mercado de seguros”, explicou.

A retomada, ainda que gradual, da produção de automóveis, impacta diretamente no aumento da confiança na indústria. Segundo Galiza, atualmente o Índice de Confiança na indústria (ICI) está em torno de 115 pontos. A expectativa é que esse nível se eleve nos próximos seis meses.

Em relação ao lucro das seguradoras, o consultor afirma que o lucro líquido agregado vai situar em torno de R$ 18 bilhões. Uma queda em relação ao ano de 2019, que fechou com R$ 22 bilhões. “Mas é um número esperado se levamos em consideração o ano atípico e turbulento que tivemos no que diz respeito à economia. A expectativa para 2021 é de que haja uma reversão, que haja uma melhora tímida, mas, ainda assim, uma melhora”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra:

Fonte: Oficina do Texto