Minas Gerais busca referências no modelo de autarquia do DetranRS

Compartilhar nas redes sociais

Em reunião virtual, DetranRS trocou experiências com Minas Gerais.

O Detran de Minas Gerais veio buscar no modelo de autarquia do DetranRS a inspiração para se tornar também um órgão independente. O departamento, que no Estado  irmão  ainda integra a Polícia Civil, quer fazer como o Rio Grande do Sul, que em 1997 desvinculou-se da Polícia, tornando-se autônomo. Na última quinta-feira (16/07), uma reunião virtual reuniu a Diretoria Técnica do DetranRS e gestores do DetranMG.

Os mineiros buscaram informações sobre o histórico da Autarquia e a atual gestão. O diretor técnico Fábio Santos e servidores apresentaram a estrutura e o funcionamento das áreas,  explicando o processo pelo qual o DetranRS passou de Departamento da Polícia Civil para o status de Autarquia. Além disso, apresentaram o modelo adotada no RS para a área de veículos, habilitação, desmanches, depósitos e exames.

Para Beatriz de Oliveira Góes, subsecretária de gestão estratégica da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, o Detran do Rio Grande do Sul é um exemplo a ser seguido.

Fábio Santos salientou: “Essa reunião reforça a importância do benchmarking entre os Detrans através da prática da troca de experiências e informações. O DetranRS tem despertado a curiosidade dos demais Detrans por ser um modelo de gestão inspirado no método de Parcerias Público-Privadas, no qual o papel do ente público deve estar fortalecido nas atividades de supervisão e auditoria, correções das distorções do modelo e, principalmente, elaboração de políticas públicas com foco na melhoria dos serviços para o cidadão”.

Fonte: Detran RS