Mais seguradoras evitam cobertura de setor de carvão

Mais seguradoras se afastam do carvão.

Pelo menos 35 empresas, que representam US$ 8,9 trilhões em ativos, agora têm políticas de desinvestimento de carvão, em relação a 19 em 2018, de acordo com relatório da campanha Unfriend Coal.

Seguradoras europeias lideram a tendência, com sete empresas no ranking das Top 10 em políticas de desinvestimento, mudança climática e seguro de combustíveis fósseis

“O afastamento do setor de carvão se acelera com a maior pressão pública sobre a indústria de combustíveis fósseis e sobre os que a apoiam”, disse em comunicado Peter Bosshard, coordenador da campanha Unfriend Coal e autor do relatório.

“No entanto, as maiores seguradoras norte-americanas e asiáticas continuam a prejudicar as metas climáticas internacionais, fazendo seguro e investindo em projetos de carvão.”

Seguradoras estão sob pressão para sair de investimentos e cobertura relacionados ao carvão.

A Axa, com sede em Paris, disse em novembro que reduziria ainda mais os negócios de carvão. Duas empresas com operações comerciais nos EUA, Chubb e Axis Capital, também anunciaram políticas para o carvão.

O relatório foi criado por um grupo de organizações não governamentais e ativistas sociais. O grupo descobriu que “17 das maiores seguradoras do mundo” tinham alguma política para reduzir a cobertura de empresas de carvão, em relação às sete do ano anterior.

Empresas dos EUA ainda estão aquém das concorrentes europeias. A Liberty Mutual, American International Group e a Berkshire Hathaway não avançaram em políticas contra a mudança climática, de acordo com o relatório, que usou respostas de pesquisas e informações publicamente disponíveis para pontuar as empresas. As três estão entre as empresas que não responderam à pesquisa, disseram os grupos.

Fonte: UOL