Ibracor atuará na fiscalização preventiva do mercado

Compartilhar nas redes sociais

A primeira entidade autorreguladora dos corretores de seguros brasileiros está ativa desde o ano passado. Ainda em fase de estruturação operacional, o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor) deverá iniciar efetivamente suas atividades a partir do segundo semestre.
De acordo com o presidente eleito da entidade, Paulo dos Santos, em princípio serão fiscalizados apenas os associados. “Nesta primeira etapa, faremos um esforço para conseguir os associados. A associação ao Ibracor será como um selo de qualidade”, adianta. A fiscalização terá um caráter educativo e preventivo, num primeiro momento, com objetivo de orientar os corretores em sua atuação. A equipe de fiscais começa a ser montada e o Ibracor já conversou com a Escola Nacional de Seguros sobre um convênio para a formação de profissionais para esta função.
Os atuais mantenedores da autorreguladora são os sindicatos de corretores, juntamente com a Fenacor. Em breve, a entidade deverá contar também com recursos advindos dos seus associados.
“Basicamente, precisamos fazer as pessoas entenderem que a nossa atuação será baseada no orientação. Esperamos que a associação será considerada como um selo de garantia do corretor, tanto para clientes quanto para as seguradoras”, afirma Santos. No futuro, a Susep poderá delegar outras atividades para a entidade, estendendo a fiscalização para corretores não associados. Paulo dos Santos assumirá a presidência do Ibracor em 1º de julho. Ele declara que dará continuidade às ações da gestão atual, comandada pelo corretor Roberto Barbosa.
Fonte: Revista Apólice