Mercado perde Benito Fagundes, ex-presidente do Sindseg-RS

O mercado segurador gaúcho perdeu no último final de semana um de seus executivos mais atuantes. O ex-presidente do Sindicato das Seguradoras no RS, Benito Carlos Fagundes da Silva era natural de Estrela e completaria no próximo mês de abril 86 anos. Atuou como profissional de seguros por 51 anos, sendo Técnico em Seguros, Técnico em Contabilidade e Atuário. Iniciou suas atividades em 1945, na Cia União de Seguros Gerais, onde permaneceu até 1973 nas áreas Técnica e Comercial e como Assessor Técnico da diretoria. Também foi diretor da Satélite Companhia de Seguros Gerais e da Mauá Companhia de Seguros Gerais. Na Meridional Cia de Seguros atuou como Superintendente Técnico, Atuário, diretor Técnico e Assistente Especial da diretoria. No Sindseg-RS foi membro efetivo da Comissão Técnica de Seguros Incêndio e Lucros Cessantes, Assessor da diretoria, Secretário Geral, Presidente de 1983 a 1986, Vice Presidente de 1987 a 2000 e era atual Consultor da diretoria. Na Fenaseg, foi membro efetivo e fundador da Comissão Especial de Resseguros Externos, membro efetivo da Comissão Permanente de Coordenação Geral e membro nato da Diretoria da Fenaseg, enquanto presidente do Sindseg-RS. Na Funenseg RS – Escola Nacional de Seguros, foi colaborador na primeira coordenadoria de cursos no RS e professor, de 1972 a 1974. Também foi o fundador e primeiro presidente da Associação Gaúcha de Técnicos em Seguros (AGTS), membro efetivo do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial de Porto Alegre, por três mandatos representando a área de seguros, consultor da diretoria da MBM Seguradora e ex-reitor do Clube da Bolinha do RS. Benito Fagundes lutava contra um câncer, com o apoio de sua família e amigos do setor de seguros. Foi sepultado na tarde do último domingo, em Porto Alegre, com a presença de muitos companheiros do mercado, que lhe prestaram homenagem e se solidarizaram aos familiares.