Cresce a adesão a produtos contra roubo e furto

Com o alto preço dos smartphones, o número de adesões de seguros contra roubo e furto qualificado para estes aparelhos tem crescido no país, apesar de muitos clientes ainda considerarem o serviço caro. Segundo a TIM e sua seguradora parceira, a Assurant, no primeiro trimestre de 2013 houve um aumento de mais de 500% na contratação do serviço, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em algumas lojas, a taxa de adesão já chega a 60% dos aparelhos vendidos. Os números apontam ainda que mais de 70% das vendas do serviço é feita para clientes que compram aparelhos que custam mais de R$ 1.000, sendo 25% para modelos acima dos R$ 2.000, como o iPhone 5. Os preços dos seguros variam de R$ 6,49 a R$ 18,49, ao mês, dependendo do preço do aparelho. Na Vivo, a situação não é diferente. Segundo Maurício Romão, diretor de Produtos e Serviços da Telefônica Vivo, a adesão a estes seguros mais que dobrou nos últimos três anos. A empresa oferece o serviço em parceria com a seguradora Zurich. Há dois meses, ela passou a oferecer uma opção de seguro que inclui queda e água. Na operadora, os preços das mensalidades variam entre R$ 4,90 e R$ 25, já incluindo a proteção contra queda e água. Algumas seguradoras também ofertam essa proteção. Na Porto Seguro, a simulação e a adesão pode ser feita pelo site da empresa. O Grupo BB e Mapfre comercializam no varejo seguros contra roubo e furto e de garantia estendida, apólice que cobre o reparo e/ou troca do produto após o término da garantia do fabricante. O seguro contra roubo e furto custa, em média, 15% do valor do produto, isso para um ano de cobertura. (Brasil Econômico)