Especialista da Cesvi Brasil faz palestra no Sindseg-RS

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Redução no preço da recuperação do veículo é apontada em estudos do Cesvi Brasil

Na manhã de ontem, 24 de julho, o mercado segurador acompanhou a exposição do engenheiro Mecatrônico, Alessandro Oliveira, analista técnico pleno do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), sobre o Perfil do Veículo. O especialista, que há oito anos atua no ramo automobilístico, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Cesvi no Brasil, que é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs) um conselho internacional com 25 centros no mundo. O centro tem como público alvo as montadoras, seguradoras, frotistas/locadoras e o consumidor final, dedicado a segurança viária e reparação automotiva. “A partir dos estudos, apontamos alternativas para redução do custo final de recuperação do veículo, permitindo que montadoras e seguradoras possam ajustar seus projetos”, destacou. Explicou didaticamente os passos das análises feitas pelo centro, entre eles o crash test, estudo do impacto do veículo feito em parceria com as montadoras. Esse processo, por exemplo, apontou a necessidade de alteração na gravação do chassi de um modelo da montadora Peugeot, originalmente impresso no pára-choque traseiro. Ocorre que a peça se confrontada, sofre grande avaria, danificando a gravação original.

 

O índice do Car Group está disponível no site do centro de estudos

Oliveira apresentou vários cases como da substituição da longarina (parte estrutural inferior do veículo) que, pela dificuldade de restituição, tem um custo de R$ 1.200,00. O Cesvi sugeriu que a montadora forneça as peças parciais, o que reduz o preço do reparo sem comprometer o desempenho da peça. Casos como de substituição do airbag, cujo custo de substituição varia de R$ 5 mil a R$ 10mil também foram avaliados pelo centro de pesquisa. Os aspectos relativos ao índice de furto de veículos, o Cesvi fez uma análise sobre os equipamentos que dificultam o furto. Apontou seis itens relevantes, sendo eles alarmes, trava no volante, vidro lateral laminado, chave, localização da bateria e imobilizado. O comparativo dessa análise está no site do Cesvi Brasil (www.cesvibrasil.com.br), disponível para o consumidor final, assim como o índice do Car Group. O presidente do Sindseg-RS, Julio Cesar Rosa, aproveitou a palestra apresentada pelo especialista e sugeriu a formação de um grupo de trabalho com vistas a promover um treinamento básico e rápido, para aqueles que tiverem interesse no Estado.