Mercado discute aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos

A cidade do Rio de Janeiro foi palco de debates sobre os impactos jurídicos e operacionais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), segunda-feira, dia 27 de maio, com a presença de vários representantes do mercado de seguros e de setores ligados à Sustentabilidade. Na abertura dos trabalhos, a diretora Executiva da CNseg, Solange Beatriz, enfatizou os diversos aspectos da questão, a partir da Lei 12.305/10, que estabelece o marco regulatório para a área de Resíduos Sólidos. Segundo Solange Beatriz, entre os principais objetivos da PNRS, está a não-geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, a racionalização do uso dos recursos naturais no processo de produção de novos produtos, bem como a intensificação de ações de educação ambiental, aumento da reciclagem no país, entre outros pontos. Ainda de acordo com a diretora da Confederação, a PNRS institui a Responsabilidade Compartilhada. “Ou seja, empresas, governo e consumidores, todos são solidariamente responsáveis pelos resíduos sólidos que geram e os consumidores deverão acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos como latas, papel ou papelão, vidros, resto de comida”, diz. Dividido em três painéis, o evento abordou aspectos gerais da PNRS, implicações jurídicas para as empresas de seguros e a integração nas operações do setor. À tarde, foi a vez de abrir a pauta das discussões para a reciclagem de peças automotivas, passando pela questão do desmonte ilegal. Por fim, foi explanado um panorama geral sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental sob a ótica da PNRS. O encontro foi realizado pela CNseg em parceria com a Escola Nacional de Seguros. (CQCS)

Site Tudo Sobre Seguros vem se consolidando como fonte de consulta

O coordenador do site Tudo Sobre Seguros, Lauro Faria, apresentou palestra sobre o portal mantido pela Escola Nacional de Seguros, durante o 4º Simpósio Paranaense de Seguros. Segundo Lauro, o site tem por objetivo tornar o seguro menos complexo para o segurado. Ao final da palestra, o presidente da Escola, Robert Bittar, comentou o crescente interesse da sociedade pelo portal. “O objetivo principal desta iniciativa é falar de seguros a um público externo, que possa encontrar ali um canal de informações sobre o nosso setor”, frisou. Bittar também destacou o aumento do acesso diário ao site. “A página vem se consolidando como fonte de consulta para seguradores, corretores e o público-alvo do mercado de seguros, que é o consumidor”, concluiu. (CQCS)