Levantamento feito pela SulAmérica aponta aumento da população obesa

A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos aproveitoua a passagem do Dia Nacional de Combate à Obesidade (27/10) para alertar a população sobre o aumento de pessoas obesas ou com sobrepeso. A companhia constatou, por meio de levantamento com sua população de segurados, que o nível de obesidade continua aumentando. Participaram da análise 14.244 segurados nas empresas clientes da SulAmérica, dentre os quais 59,1% são homens e 40,9% são mulheres. Na população pesquisada, 17,6% são obesos e 38,1% apresentam sobrepeso. Em relação a 2010, o aumento do número de obesos foi de 1,4 ponto percentual. A população com sobrepeso também aumentou em 0,5 ponto percentual no mesmo período. As informações foram registradas através do Saúde Ativa, um conjunto de programas com foco na promoção à saúde e prevenção de doenças e suas complicações. A partir desta pesquisa é possível traçar o perfil de saúde da população, bem como alertá-la em relação aos seus riscos e auxiliá-las na mudança de hábitos e comportamentos. Estes programas já beneficiaram 542 empresas de janeiro a setembro de 2012. Os dados do Saúde Ativa estão alinhados com os da  pesquisa do Ministério da Saúde, realizada pelo sistema Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. De 2010 para 2011 o Vigitel também constatou aumento da população obesa de 0,8 ponto percentual. Ambas as pesquisas mostram que uma parcela muito pequena da população consegue realizar atividades físicas regularmente. A pesquisa da SulAmérica mostra que apenas 19% dos entrevistados se exercita. Já o número levantado pela Vigitel é de 30,3% da população entrevistada. As consequências do sedentarismo e da má alimentação podem se estender para além do sobrepeso e da obesidade, gerando prejuízos ainda maiores para a saúde das pessoas como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes, entre outras. Em 2011, 1,5% dos entrevistados informaram ter diabetes. Destes, 79,5% estão acima do peso. (SegFoco)