Fenseg lança o Guia de Boas Práticas de Seguro Garantia Estendida

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Atualmente, o seguro de garantia estendida totaliza 30 milhões de contratos, devendo chegar a 40 milhões até 2015. Em volume de prêmios, o segmento arrecadou R$ 2,3 bilhões no ano passado, quase que o dobro de 2009 (R$ 1,3 bilhão). Somente no primeiro semestre deste ano, já são R$ 1,2 bilhão em prêmios arrecadados.

Diante deste cenário de crescimento e com o objetivo de conscientizar o consumidor sobre o que está contratando, a FenSeg lançou o Guia de Boas Práticas de Seguro de Garantia Estendida, durante a 3ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros e Ouvidoria, realizada pela CNSeg, em São Paulo, entre os dias 11 e 12 de setembro.

“O guia reafirma as boas práticas de venda do seguro garantia e a conscientização do consumidor na contratação de um serviço de proteção financeira de longo prazo”, disse Jayme Garfinkel, presidente da FenSeg.

Diretor da FenSeg, Neival Freitas pontuou que no ano de 2011 foram 12 mil reclamações no Procon, uma média de quatro a cada dez mil contratos. “O nosso foco é diminuir este número, uma vez que o guia explicitará a relação das seguradoras com o consumidor, varejo e órgãos de defesa. E, também, que o guia esteja à disposição do cliente em todas as lojas que vendem o seguro de garantia estendida”, afirmou.

Para tanto, serão distribuídos 37 mil exemplares em 12,5 mil pontos de vendas em todo o Brasil. Número que foi estipulado pelas 14 seguradoras que atuam no segmento de seguro de garantia estendida. “O intuito é que o consumidor saiba o que está contratando e quais são as garantias, e, também, que fique ciente que quem oferece a garantia é a seguradora e não o varejo”, destacou Freitas.

Além do guia, outras ações estão sendo desenvolvidas para melhorar a relação de consumo do seguro de garantia estendida. Entre elas, a criação de um vídeo explicativo sobre o produto visível ao consumidor que transitar nas lojas e o treinamento de equipes de vendas, a partir da identificação das principais reclamações junto aos Procons do País.

Atualmente, informou Freitas, o índice de sinistralidade do seguro de garantia estendida fica entre 20% e 25%. Já no que tange as reclamações, a maior parte é referente à assistência técnica e falta de peças, o que acarreta, muitas vezes, na substituição do produto. “Também estamos em contato com os fabricantes para melhorar a assistência técnica. Cliente satisfeito não só tem mais chance de fidelizar o seguro, como também a marca do produto”, destacou.

Também faz parte dos planos da FenSeg, um compromisso das seguradoras com o meio ambiente, de recolher as sucatas nas assistências técnicas para o devido descarte.

Fonte: Revista Cobertura / Karin Fuchs