Almoço do Mercado Segurador do mês de setembro teve como palestrante Ademar Schardong

Na última quinta-feira (19), o SINDSEGRS realizou mais um tradicional Almoço do Mercado Segurador. O convidado desta edição foi o Presidente do Conselho de Administração do IBEF-RS, Ademar Schardong, que falou sobre perspectivas econômicas. Esta edição também apresentou uma novidade: a partir de agora os eventos na Capital serão na sede da Associação Comercial de Porto Alegre.

Schardong iniciou sua fala destacando os diversos momentos históricos pelos quais o mundo passou e de que maneira os acontecimentos tiveram impacto na economia e nos costumes das pessoas. “O comércio internacional é o vetor de desenvolvimento da humanidade. O nível de comércio exterior de um país representa seu nível de desenvolvimento”, explicou. Atualmente, há uma disputa comercial entre China e Estados Unidos que estão dominando as movimentações internacionais. “Quem vencer esta disputa vai implementar um modelo econômico que trará reflexos em toda a economia global”, alertou.

Para ele, se um país não investe na industrialização daqueles setores que são bons, quem acaba pagando a conta é a população, que tem preços mais elevados em todos os produtos. “Estamos enfrentando uma crise que supera todas as demais desde 1907. No caso do Rio Grande do Sul, percebemos que o nível de crescimento foi menor do que o do país nos últimos anos. Para reverter esta situação, o Estado não tem capacidade de se recuperar sozinho. É preciso um projeto de longo prazo que inclua não apenas o corte nas despesas, mas também investimentos pesados em infraestrutura e com parceria com a iniciativa privada”, defende Schardong.

Outra questão que merece atenção diz respeito a desigualdade social, pois se não for solucionada esta questão, apenas se reproduz o modelo de concentração de renda e não há o reinvestimento dos recursos em consumo de bens, gerando estagnação da economia. Soma-se a estes desafios o fato de que tanto as relações quanto as aspirações estão mudando. “O jovem não deseja mais ter as coisas, ele quer usufruir delas. Isto gera toda uma cadeia de oportunidades e demandas que temos que estar atentos. A tecnologia já está aí, precisamos agora saber utilizá-la. Ninguém mais quer passar por longos e demorados processos. Tudo estará digitalizado, disponível na palma da mão, através de processos simples e transparentes”, destacou.

Se o desafio de entender este novo contexto e saber tirar o melhor proveito possível parece grande, Schardong acredita que é um momento magnífico para os seres humanos repensarem as empresas, a maneira de fazer negócios e de se relacionar. “Nos próximos três anos não devemos ter aumento significativo no consumo, mas teremos um crescimento pequeno. Será preciso fazer as coisas com o pé no chão”, afirmou. Ao final, o Presidente do SINDSEGRS, Guacir Bueno, agraciou o palestrante com um certificado de participação e destacou a qualidade do conteúdo apresentado durante o evento.

Foto: Seguro Gaúcho