CONSEGURO: A concorrência é bem-vinda, diz presidente da FenSeg

Estimular a concorrência é uma das armas da titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Vieira, para alavancar o crescimento do mercado por meio da redução de preços e aumento da qualidade de serviços prestados aos consumidores. Algo, que por enquanto, parece não incomodar os executivos.

“O número de seguradoras que temos hoje no Brasil é suficiente para a atual demanda. As principais do mundo já estão aqui. Mas claro que se houver mudanças como as previstas pela titular da Susep, de trazer para o mercado privado parte do sistema público de proteção, como seguro desemprego, de acidentes de trabalho, de seguro de crédito à exportação, auxílio doenças entre outros, certamente isso fará com que o mercado atual dobre de tamanho e atraia mais competidores”, comentou Antonio Trindade, presidente da Federação Nacional de Seguros Privados (FenSeg) e CEO da Chubb.

O setor tem experiência com o seguro de acidentes de trabalho (SAT), que já foi privado e estatizado.

Há anos o tema está em discussão, mas não avançou. “Em qualquer lugar do mundo, acidentes de trabalho são um risco privado, mas é preciso sentar, discutir, fazer as contas”, observou Trindade.

Em relação aos seguros intermitentes, que acabam de ser autorizados pela Susep, mas já são uma realidade em países como Estados Unidos, Inglaterra, China e Índia com a explosão de Insurtechs, Trindade releva: “Deixa elas virem, testarem, implementarem suas boas ideias e daí as que derem certo são compradas pelas seguradoras tradicionais líderes do mercado”.

FONTE: Sonho Seguro I CNseg