Susep extingue comissões, comitês e grupos de trabalhos

Um mau humor geral tomou conta de grupos de executivos do mercado segurador na manhã desta segunda-feira, com a notícia sobre a extinção de comissões, comitês e grupos de trabalho pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), segundo a Deliberação 220 publicada no Diário Oficial.

Poucas eram as vozes tranquilas. Uma delas atentou que se trata de um decreto 9759, publicado em 11 de abril, e que extingue diversos colegiados e também traz normas para a criação de novos, que realmente forem considerados necessários e eficazes.

“A ideia do governo, acatada pela Susep, pelo que entendo, foi extinguir tudo para ver o que realmente é importante. Ao longo dos anos se criou muitos grupos e imagino que faz sentido acabar com todos para criar agora somente o que faz sentido, especialmente considerando-se que a nova titular da Susep, Solange Vieira, levantou a bandeira da desregulamentação em seu discurso de posse”, citou uma fonte que pediu anonimato.

Vamos aguardar e ver o que retorna. Em fevereiro deste ano, quando Joaquim Mendanha deixou o comando da Susep, ele fez um balanço da sua gestão e ressaltou a criação de “uma gama de comissões e grupos de trabalho”, como os do ‘mercado marginal’, “DPVAT” e “inovação e insurtech”.

Tais comissões não estão incluídas entre as extintas, pois em um primeiro momento são apenas as criadas por deliberação da Susep e não as por portarias, circulares e outros instrumentos.

Procurada, a Susep não se pronunciou.

FONTE: Sonho Seguro