Seguradoras fazem força-tarefa para cobrir danos em meio ao temporal

As seguradoras montaram uma verdadeira força-tarefa em meio às fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite de segunda-feira. Equipes com assistência 24 horas atenderam segurados que tiveram bens danificados pelo temporal.

A medida beneficiou clientes com apólices de seguro automóvel, residencial, condomínio e até empresarial.

Veículos danificados são cobertos pela chamada ‘cobertura compreensiva’, que garante indenização em prejuízos causados por enchentes, por exemplo. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), entidade que representa as seguradoras, o pagamento de indenização é feito, em média, em até cinco dias úteis após a entrega da documentação completa.

O cliente deve entrar em contato o mais rápido possível com a seguradora para garantir agilidade no atendimento. Basta informar todos os dados do veículo, explicando exatamente o que ocorreu. Além do acesso via central de atendimento, algumas empresas já oferecem atendimento pela internet ou pelo aplicativo do telefone celular.

Ronaldo Vilela, diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do Rio e do Espírito Santo, acredita que esse tipo de apólice será mais procurada por causa das mudanças climáticas. “A má conservação das vias públicas também aumenta os riscos para quem tem um veículo”, observa.

SERVIÇO DE REBOQUE

Se não for possível retirar o automóvel de um local, o cliente deve acionar o serviço de reboque. “Mais uma vez, a cidade do Rio de Janeiro foi assolada por temporais que causaram estragos de todo tipo e com grandes prejuízos para a população. Mas quem contratou os seguros necessários deve ficar tranquilo”, orienta o professor José Varanda, coordenador de Graduação da Escola Nacional de Seguros (ENS).

Para os veículos que sofrerem danos em garagens subterrâneas ou outros estacionamentos alagados, o seguro de automóvel também irá dar a cobertura para os reparos ou fazer a indenização integral em caso de perda total. Esse tipo de situação só ocorre quando o custo de recuperação do veículo corresponde a pelo menos 75% do seu valor.

RESIDÊNCIAS E EMPRESAS

No seguro de alagamento para residências e empresas, também é possível cobrir os danos causados por entupimentos de bueiros e transbordamentos. Mas é preciso verificar na apólice se foram incluídos o prédio e o conteúdo.

Para bancar os pedidos de indenização, as seguradoras contam com reservas técnicas e a supervisão da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao Ministério da Economia. É importante registrar que as empresas seguradoras operam de acordo com a legislação vigente, seguindo exigências de patrimônio para garantia do cumprimento de todas as responsabilidades com os seus segurados.

Fonte: Jornal O Dia (Blogue)