Seguradoras e fundos com investimento sólido

As seguradoras e sociedades gestoras de fundos de pensões investiram, no ano passado, cerca de 146,5 mil milhões de kwanzas na dispersão da carteira de risco, 40,68 por cento dos quais, ou 59,5 mil milhões, em depósitos nas instituições financeiras de crédito.

A Angop noticiou que os números, divulgados quinta-feira no 3º Fórum Seguros, do jornal “Expansão”, indicam que 36,71 por cento dos investimentos – 53,7 mil milhões -, foram empregues em imóveis. As seguradoras investiram também em títulos de rendimento variável e fixo.

A quota de mercado das seguradoras é liderada pela Ensa-Seguros de Angola (38 por cento) Saham (15,49), Fidelidade (11,7), Nossa (8,35), Global Seguros (7,57) e Bonws (3,6).

Estas cifras foram apresentadas pelo diretor de Supervisão e Inspeção da Agência de Regulação e Supervisão de Seguros, Silvano Pinto, e também fazem menção ao mercado dos fundos de pensões, o qual conta atualmente com oito entidades que gerem 31 fundos abertos e fechados.

No ano de 2017, as contribuições geraram 710,3 milhões de kwanzas em fundos abertos e 4,2 mil milhões em fundos fechados.

O fórum foi realizado sob a tema “O Resseguro e o Co-Seguro” e serviu para identificar as principais tendências do sector, a formulação de medidas de política e ações com vista a contribuir para a implantação de companhias seguradoras sólidas, o que pode resultar na mitigação dos riscos e contribuir para financiar a economia, ajudando à criação de emprego e de riqueza.

Fonte: Jornal de Angola