Cenário atual é propício para o mercado de seguros

“O seguro, quando realizado de maneira correta, pode impactar positivamente muitas situações em nossas vidas, tanto na área profissional quanto pessoal”, destacou o deputado Lucas Vergilio, presidente do Sincor-GO, ao dar início à terceira etapa do Goiás Mais Seguros, que dessa vez passou por Uruaçu. O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal da cidade, contou com a participação da diretoria da entidade, corretores, empresários, autoridades e estudantes.

Lucas começou a palestra com breve histórico do mercado de seguros, apresentou os princípios e as nomenclaturas do setor e a importância da Susep como órgão regulador.

O presidente do Sincor-GO alertou a população local sobre as chamadas associações e cooperativas de proteção veicular. “É ilegal, não tem fiscalização, não tem reservas técnicas que garantem a indenização e não pagam impostos.

Muitas pessoas já foram prejudicadas por empresas deste tipo e, para piorar, ainda fomentam o roubo de veículos no Brasil”, afirmou, referindo-se a reportagem veiculada pela Rede Globo, que trouxe à tona a existência de acordos entre o tráfico de drogas e cooperativas de proteção veicular no que se refere a crimes de roubos de carros.

Ressaltou, em sua fala, que em 2017, um ano de recessão, o mercado de seguros cresceu 13% no Brasil. Em Goiás, o crescimento continuou sendo acima da média, 17% no ano passado. Segundo Lucas, o cenário atual é ideal para uma evolução ainda maior. “Hoje nós temos quedas de juros, controle da inflação e retomada do crescimento.

Mas no cenário social, vemos o desemprego, a violência e a saúde pública em situações caóticas”, frisou. Para ele, é preciso começar a pensar no seguro como algo que possibilite ao cidadão transformar as dificuldades em oportunidades.

A analista comportamental, professional e self coach Raquel Nuevo encerrou o evento com palestra sobre motivação pessoal. “O ontem e o amanhã não nos pertence. O que temos é o hoje e, a cada dia que acordamos, temos a oportunidade de fazer o nosso dia melhor ou pior. É preciso uma mudança de comportamento e pensamento, para então vermos mudança nos resultados de tudo que fazemos”, afirmou.

Presente no evento, o prefeito Valmir Pedro enalteceu a iniciativa do Sincor-GO, em levar o debate sobre desenvolvimento econômico para o interior do Estado. “Nos sentimos lisonjeados por receber o Goiás Mais Seguro”, afirmou o prefeito.

Para a vereadora Fátima, de Uruaçu, é uma honra fazer parte da rota do projeto Goiás Mais Seguro. “Este mercado avança cada vez mais, e precisamos conhecer melhor a área. É o primeiro evento voltado especificamente para este setor. Nós só temos a agradecer o SINCOR-GO por ter nos dado a oportunidade de participar. ”

Wemerson de Araújo, presidente do Solidariedade de Uruaçu enfatizou a importância da diferenciação entre seguro e proteção veicular, feita pelo presidente do SINCOR-GO. “Foi uma palestra muito esclarecedora para todos que participaram”, mencionou, ao agradecer o Sincor-GO pela realização do evento.

Antes de passar por Uruaçu, o Goiás mais Seguro contemplou as cidades de Anápolis e Porangatu. Outros sete municípios estão previstos ainda para o primeiro semestre de 2018. A cidade de Luziânia será a próxima a receber o ciclo de debates, no dia 17 deste mês.

FONTE: Fenacor