Programa “Porteiro Amigo do Idoso”, que capacita profissionais para cuidado com longevos, inicia nova etapa em Juiz de Fora

Lançada em 2010, iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, que conta com metodologia de ensino do Senac RJ, levará quatro turmas à cidade mineira.

Começa, nesta terça-feira, 27, a nova turma do Programa “Porteiro Amigo do Idoso” em Juiz de Fora. A iniciativa, do Grupo Bradesco Seguros, é pioneira na capacitação de profissionais de portaria que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades.

As aulas, inteiramente gratuitas, acontecem nos dias 27, 28 e 29 de junho. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (32) 3212 3329. Para participar do programa, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico.

Em 2016, aproximadamente 100 profissionais de portaria do município foram capacitados pelo programa. Além da turma que inicia nesta terça-feira, a quinta do programa em Juiz de Fora, serão realizadas mais três turmas ao longo do ano na cidade – nos meses de julho, agosto e setembro.

Entre maio deste ano e abril de 2018, serão capacitados aproximadamente mil profissionais de portaria que atuam em um dos quatro estados da Região Sudeste – 100 deles, somente em Juiz de Fora.

Esta é a expectativa para a quinta fase do programa “Porteiro Amigo do Idoso”, iniciativa pioneira e gratuita do Grupo Bradesco Seguros. No total, serão 39 turmas em oito cidades – três delas integram-se ao programa este ano: além da mineira Uberlândia, Niterói (RJ) e São José do Rio Preto (SP).

A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

A cidade de Juiz de Fora foi escolhida para integrar o programa por apresentar uma das mais altas populações de idosos do estado de Minas Gerais – 14% do total, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A região atendida pelo curso abrange sete bairros da cidade, além do Centro: Granbery, Bom Pastor e Altos dos Passos, Santa Helena, Jardim Glória, Cascatinha e São Mateus. Em 2017, serão realizadas quatro turmas, entre junho e setembro.

Idealizado em 2010, a partir de pesquisa realizada pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana – que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso” -, o programa “Porteiro Amigo do Idoso” já passou por mais de 1,5 mil condomínios de 11 municípios, incluindo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Até o momento, mais de 2,7 mil porteiros foram capacitados pelo programa, que integra a plataforma de longevidade do Grupo Segurador.

Atualmente, no Brasil, 24 milhões de pessoas estão acima de 60 anos, o que representa quase 13% da população, segundo o IBGE. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que, em 2050, esse número chegará a 64 milhões, significando que, de cada 10 brasileiros, três serão idosos.

O programa “Porteiro Amigo do Idoso” faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Além disso, essa iniciativa colabora para que os porteiros se tornem ainda mais amigos dos idosos e entendam o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos — explica Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Bradesco Seguros.

O “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Segurador para questões relacionadas à longevidade.

Em pesquisa realizada recentemente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Grupo Bradesco Seguros apurou o impacto do programa “Porteiro Amigo do Idoso” sobre os moradores dos condomínios alcançados.

Para metade dos moradores idosos ouvidos, os porteiros passaram a mostrar mais “respeito e atenção” no relacionamento com eles. Do total de moradores em geral, 78% afirmaram se sentir mais seguros sabendo que o condomínio possui profissionais preparados; 74% percebem que os porteiros estão mais cuidadosos com os idosos; e 72% passaram a ver a função de profissionais de portaria com mais importância.

 Fonte: Bradesco Seguros