Rádio CNseg: programação destaca a educação financeira

Na Semana Nacional de Educação Financeira, especialistas enfocam a importância do uso consciente do dinheiro na vida das pessoas

A necessidade de desenvolver na população a consciência sobre a educação financeira é o tema principal da próxima semana na programação da Rádio CNseg.

De 8 a 14 de maio, realiza-se em todo o país a quarta edição da Semana Nacional de Educação Financeira, mobilização multissetorial vinculada à ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Nesta segunda-feira, no quadro “Entrevista Especial”, a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil, Cláudia Forte, fala sobre a importância de educar financeiramente as crianças e os adolescentes, como forma de desenvolver gerações mais conscientes sobre o uso do dinheiro no futuro.

“Precisamos iniciar com as crianças lá no ensino fundamental para criar uma geração mais preparada do ponto de vista de tomada de decisões”, afirma.

Na sexta-feira, no “Minuto da Capitalização”, o consultor da FenaCap Álvaro Modernell também aborda a educação financeira de crianças e adolescentes e como a mesada pode ser usada para essa finalidade.

No quadro “Fala Presidente” desta segunda, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, explica por que a CNseg é uma das instituições integrantes da ENEF.

“Seguros têm tudo a ver com a aplicação de recursos. Para que as pessoas tenham direito a uma cobertura, seja um seguro de vida, de automóveis ou de saúde, será necessário fazer um pagamento antecipado. Ou seja, será necessário que se faça um planejamento financeiro”, afirma Coriolano.

Já na terça-feira, o consultor da FenSeg Neival Freitas fala no programa “Conheça os Seguros Gerais” sobre o que é necessário o consumidor informar na hora de renovar o seguro do automóvel e o que pode acontecer caso as informações não estejam completas.

Ainda na terça, o presidente da Comissão de Riscos Massificados da FenSeg, Danilo Silveira, responde no quadro “Qual É a Dúvida” o que é preciso avisar à seguradora no caso de reforma na residência do segurado.

Quarta-feira é a vez dos programas “Inovação e Sustentabilidade” e “Entenda o Seguro de Pessoas”, que igualmente abordarão temas relativos à educação financeira.

Na quinta, no quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”, a advogada especialista em direito do consumidor Angélica Carlini explica por que um plano de saúde não pode ser considerado uma poupança. No mesmo dia, vai também ao ar o “Momento Jurídico”. Na sexta-feira, é a vez do quadro “Não Fique Inseguro”.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: Portal Nacional de Seguros