Seguro comercial cobrirá serviços de cuidado de idosos no sul da China

O seguro comercial vai cobrir os serviços de cuidado de idosos na Província de Guangdong, no sul da China.

É a primeira tentativa do tipo que as autoridades locais fazem para ajudar as instituições a lidar com os riscos dessa atividade.

O Departamento de Assuntos Civis de Guangdong recentemente assinou um contrato de três anos com uma cosseguradora, que é composta por várias seguradoras locais, incluindo a sucursal provincial da Companhia de Propriedade e Acidente da Companhia de Seguros do Povo da China (PICC P&C, na sigla em inglês), a maior seguradora do país que não cobre vidas.

As instituições de cuidado de idosos na província vão receber até 25 milhões de yuans (cerca de US$ 3,6 milhões) em caso de ferimento de paciente causado por negligência dos prestadores de serviços e as taxas legais resultantes, segundo um funcionário da sucursal provincial da PICC P&C.

O regulador local de seguro afirmou que o contrato vai ajudar a proteger os interesses legais dos idosos e promover o desenvolvimento sustentável das instituições do setor.

Em abril de 2016, Guangdong tinha 2.966 instituições para acomodar até 205 mil idosos.

O envelhecimento da sociedade chinesa é uma grande questão social. Atualmente há mais de 220 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, 16,1% da população, e o número está crescendo.

As autoridades anunciaram que vão simplificar o processo de aprovação para as instituições de cuidado de idosos resolverem os desafios trazidos por uma população mais velha.

Fonte: China Radio International