Temporais causaram, em janeiro, 52% mais danos elétricos que em 2016

O Brasil é conhecido como um dos países com maior incidência de raios no mundo, registrando 50 milhões de descargas atmosféricas por ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nesta época do ano, o fenômeno é mais frequente. Um levantamento realizado pelo Porto Seguro Residência aponta um aumento de 27% nos sinistros de vendaval e danos elétricos nos meses de janeiro e fevereiro de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016. Em janeiro, o número é ainda mais expressivo, com crescimento de 52% de sinistros.

A seguradora registrou ainda um aumento de 14% na emissão de apólices de seguros residenciais em 2016. “A cobertura para os chamados eventos climáticos e as assistências oferecidas pelo seguro residencial são os principais atrativos para contratação do produto. Os imprevistos com as chuvas estão cada vez mais frequentes, o que eleva a preocupação dos moradores”, explica Jarbas Medeiros, superintendente de Ramos Elementares da Porto Seguro.

As chuvas de verão, geralmente, causam muitos estragos, sejam por enchentes, desmoronamentos, danos elétricos ou vendaval que é muito frequente, principalmente na região Sul do país e Interior de São Paulo. A boa notícia é que mais de 80% dos acidentes com raios poderiam ser evitados com medidas de proteção.

Confira abaixo algumas dicas para prevenção de danos durante fortes chuvas:

Mantenha as instalações elétricas em ordem, com revisões periódicas;

  • Não deixe fios elétricos sob tapetes ou cortinas compridas. Um pequeno curto-circuito pode provocar faíscas que se propagam rapidamente em materiais como fibras e tecidos;
  • Evite tomar banho, usar torneira elétrica e telefone;
  • Afaste-se de fogões, geladeiras, canos e tomadas;
  • Evite ligar aparelhos elétricos, pois podem queimar;
  • Desligue da tomada os aparelhos eletrônicos: som, computador e televisão.

Fonte: Revista Apólice – Crédito da foto Stefano Garau