Empresas continuam despreparadas para eventos climáticos

A Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), braço de resseguros do Grupo Allianz, constata que muitas empresas não fizeram as mudanças adequadas para evitar ou reduzir prejuízos gerados por eventos climáticos extremos. É o que mostra o estudo da AGCS “Supertempestade Sandy: Lições Aprendidas – Uma Perspectiva de Gestão de Risco”, que examina o custo do desastre e descreve o que as corporações devem saber para reduzir o impacto financeiro de futuras tempestades. Há um ano, muitos clientes da AGCS foram duramente atingidos pela supertempestade, com a resseguradora respondendo por aproximadamente 900 sinistros, variando desde carga danificada a estabelecimentos inundados. O impacto financeiro total para a AGCS foi de US$ 113 milhões. “Muitas empresas não estão preparadas como deveriam para os eventos climáticos que são os ‘novos normais’,” diz Tom Varney, gerente regional da Allianz Risk Consulting para as Américas. “Para algumas corporações, leva tempo para preparar o orçamento e realmente efetuar as mudanças necessárias. Para outras, pode ser somente uma questão de centrar na coisa certa no momento certo. A Allianz tem o compromisso de ajudar os clientes a identificar as vulnerabilidades e mitigar riscos.” Sandy foi a tempestade mais mortal que atingiu o nordeste dos Estados Unidos em 40 anos e a segunda de mais alto custo na história da nação, com muitas empresas e pessoas ainda se recuperando dos seus danos. O evento deixou importantes lições empresariais a serem aprendidas. (CNSeg)