Mostra sobre história do Brasil patrocinada por BB e Mapfre

Com mais de 300 imagens de diferentes acervos públicos e coleções privadas, chega ao Rio a exposição “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem da nação”. Depois de passar por São Paulo, onde recebeu mais de 68 mil pessoas em dois meses, a mostra ficará em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio). Projeto inédito, que perpassa 170 anos de história do Brasil (1883-2003) a partir do registro fotográfico, a mostra explora nuances de luz e sombra ao mesmo tempo em que costura história e iconografia. Tomando como ponto de partida o momento próprio de invenção da técnica fotográfica, a exposição revisita o olhar “científico” que guiava as expedições estrangeiras para o país, o gosto de D. Pedro II pelo novo suporte e os registros de revoltas populares, como a de Canudos, até chegar à grande multiplicação de temas, ângulos, acontecimentos e reviravoltas que compuseram o longo século XX. Cada fotografia acompanha um pequeno texto, na verdade, sua micro-história, com informações que vão muito além da tradicional legenda (título, data, autor). Esse diferencial é consequência da ampla pesquisa realizada para a mostra, tanto referencial quanto iconográfica (essa última assinada por Vladimir Sacchetta). Organizada pela Fundación Mapfre e pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição tem patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, que vem demonstrando destacada atuação no apoio à expressão artística. “Incentivar a realização de iniciativas culturais como esta é uma oportunidade valiosa para agregarmos valor à nossa marca e reforçarmos, ao mesmo tempo, nossa contribuição sociocultural para o país”, afirma Benedito Dias, diretor de Marketing do Grupo BB e Mapfre.