Pesquisa da Fenacor indica que mercado está otimista

Em julho, assim como em junho, a tendência de retração foi interrompida e a média dos indicadores se situou em aproximadamente em 115 pontos.

Em julho, assim como em junho, a tendência de retração foi interrompida e a média dos indicadores se situou em aproximadamente em 115 pontos.

O que indica, por estar acima de 100 pontos, que corretores de seguros, seguradores e resseguradores estão mais otimistas. “Ressalte-se que ainda não estão no mesmo nível favorável de janeiro ou fevereiro, quando o indicador médio era de 130 pontos”, afirma o consultor Francisco Galiza, responsável pela pesquisa.

Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.

No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.

O ICSS (Índice de Confiança do Setor de Seguros) é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior.

O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do mercado brasileiro.

Dados obtidos

 

https://i0.wp.com/www.revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2019/07/tabela-1.png?w=581&ssl=1

 

Expectativas para daqui a 6 meses

 

A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a cada um dos setores analisados.

 

Crescimento da Economia Brasileira

 

https://i0.wp.com/www.revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2019/07/tabela2-crescimento-da-economia.png?w=648&ssl=1

 

Rentabilidade do seu setor

 

https://i0.wp.com/www.revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2019/07/tabela3.png?w=634&ssl=1

 

 

Faturamento do seu setor

 

https://i1.wp.com/www.revistaapolice.com.br/wp-content/uploads/2019/07/tabela-4.png?w=624&ssl=1

Fonte: Revista Apólice