Susep divulga desempenho dos fundos por seguradora; Itaú lidera RF em 12 meses

Com o objetivo de tornar o processo de decisão do consumidor (participante) mais eficiente com práticas transparentes e competitivas, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) passa a divulgar uma listagem com o desempenho dos fundos de investimento previdenciários.

Certamente os jornalistas terão muitas notícias ao avaliarem os rankings divulgados. Neste primeiro, o Itaú registra e melhor rentabilidade em uma das categorias de fundo renda fixa nos últimos 12 meses e a XP a menor, segundo tabela divulgada pela autarquia.

A ferramenta desenvolvida pela Susep reúne no mesmo local a classificação de cada fundo por seguradora/entidade, considerando a performance ajustada ao risco. A metodologia adotada foi debatida com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

Dessa forma, o consumidor terá mais transparência na avaliação final, considerando não apenas a rentabilidade do fundo, mas também as bases técnicas, como taxa de juros e tábua biométrica, utilizadas na composição do produto. Com a iniciativa, a Susep espera ampliar a concorrência no mercado e, consequentemente, reduzir taxas e custos.

Os resultados seguem a classificação da Anbima e estão segregados por períodos de observação de 12, 18 ou 24 meses. A listagem com o desempenho dos fundos terá divulgação quadrimestral.

De posse do número do processo Susep referente ao plano contratado, o consumidor pode consultar as bases técnicas do produto por meio do link http://susep.gov.br/menu/servicos-ao-cidadao/calculo-vgbl, onde também estão disponíveis cálculos específicos para diferentes modalidades de renda.

A Susep ressalta que o histórico de rentabilidade do produto não garante o mesmo desempenho no futuro e que ganhos maiores podem estar acompanhados de riscos maiores.

O desempenho final de um produto de previdência não se restringe à performance do fundo de investimento onde são aplicados os aportes do participante.

A relação divulgada pela Susep não caracteriza sugestão de investimento e a autarquia não se responsabiliza por qualquer operação (portabilidade ou troca de produto) realizada com base nas informações.

Os dados são de livre interpretação do participante, conforme critérios e objetivos individuais, tendo em vista suas metas de aposentadoria e investimento.

Apenas os fundos que recebem recursos diretamente dos participantes (‘primeira camada’) e que possuem no mínimo quatro meses de histórico na data-base de análise foram listados.

FONTE: Sonho Seguro