Dicas de Saúde e Prevenção em enchentes

Após as enchentes ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, é imprescindível que a população e os agendes de saúde das cidades atingidas fiquem atentos a saúde. Pois as consequências das enchentes podem provocar graves doenças.

A 19ª Coordenadoria Regional de Saúde fornece as seguintes dicas, através do Ministério da Saúde. Fique atento a:

Automedicação

Com o período de chuvas e enchentes as doenças se espalham rapidamente. Mas nem por isso a automedicação ajuda, muito pelo contrário, ela pode trazer riscos a sua saúde.

Ao apresentar algum tipo de doença ou sintoma, procure postos de saúde e hospitais próximos. O diagnóstico deve ser dado por um profissional de saúde, para que o tratamento seja eficaz. Siga estas orientações e cuide da sua saúde.

Como agir em caso de enchentes

Fique atento, a água de enchentes pode transmitir muitas doenças. Se tiver que transitar nestas águas, use botas e luvas de borrachas, ou sacos plásticos amarrados nas mãos, braços, pernas e pés, para protegê-los.

Cuidado com a correnteza da água, pois o risco de ser arrastado ou de se machucar com objetos no meio do caminho é grande. Cuidado também com buracos encobertos pela água e pela lama. Procure um lugar seguro e aguarde a ajuda dos bombeiros.

Leptospirose

Quando há enchente a água vem contaminada com a urina de ratos, por isso, cuidados devem ser tomados para evitar a leptospirose. Evite o contato com a lama, entulhos e esgoto. Proteja os pés e as mãos com sacos plásticos duplos.

Se você estiver com febre, dor de cabeça e dores no corpo até 40 dias após o contato com a água de enchente, procure a unidade de saúde mais próxima imediatamente.

Como limpar a caixa d’ água

Depois da enchente, a caixa d’água deve ser limpa. Feche o registro e esvazie a caixa d’água, esfregue as paredes e o fundo sem usar sabão ou detergentes. Retire toda a água suja e encha novamente.

Para cada mil litros de água, misture um litro de hipoclorito de sódio de 2,5% ou use água sanitária sem alvejante e perfume. Após duas horas, esvazie a caixa d’água, tampe e abra a entrada de água limpa.

Cuidado com animais peçonhentos

Nas enchentes, não é somente a água que traz riscos a sua saúde, em situações de alagamento, animais peçonhentos como serpentes, aranhas, escorpiões, são uma ameaça e você deve estar atento para prevenir picadas.

Entre com cuidado em casa e bata colchões, roupas, sapatos, toalhas. Não coloque a mão em buracos ou frestas. Caso encontre um animal peçonhento, afaste e entre em contato com o Corpo de Bombeiros.

Tratamento da água

Trate a água que irá beber, ela deve ser filtrada no coador de papel ou em um pano limpo, e depois fervida. Outra opção, é tratar a água com hipoclorito de sódio a 2,5%. Para cada litro de água, adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio e deixar repousar por 30 minutos. Não use água sanitária com alvejante e perfume.

Alimentos

Alimentos contaminados pela água de enchente, podem colocar sua saúde em risco. Por isso, jogue fora os alimentos que tiveram contato com água de enchente; nunca se alimente com carnes, peixes, ovos, leite cru, alimentos molhados, murchos ou mofados, ou em embalagens estufadas ou abertas. Alimentos que permaneceram mais de duas horas fora da geladeira não estão em condições de consumo.

Doenças

Quando há enchentes, os riscos à saúde são muitos, como ferimentos, traumas, infecções respiratórias, leptospirose, hepatite A, tétano, cólera, tifoide, além daqueles causados por animais peçonhentos. Se estiver se sentindo mal ou com sintomas de febre, diarreia, tosse, dor de garganta, procure uma unidade de saúde.

Tétano

Se você se machucou com entulhos resultantes da enchente como cacos de vidros, metal, madeira, prego, ou pedaços de móveis, cuidado, esses materiais podem estar contaminados com a bactéria do tétano.

Se em 7 dias depois da lesão você sentir dor musculares no rosto, pescoço, e coluna, procure imediatamente atendimento médico.

Informações: Ministério da Saúde