Associação defende áreas florestais agrupadas para minifúndio do Baixo Vouga

A Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) revelou hoje que as Áreas Florestais Agrupadas (AFA) permitiram reduzir cerca de 20% os custos e aumentar em 60% a produtividade de eucaliptais.

Para aquela associação, as AFA que foram já incrementadas em Águeda e Vagos são a melhor solução para valorizar a floresta na região de Aveiro, em que predominam as pequenas propriedades florestais.

“A solução passa pela gestão conjunta das propriedades, através das AFA. Este modelo de gestão permite poupar cerca de 20% nos custos dos trabalhos florestais, garantindo um incremento da produtividade superior a 60% (eucaliptos)”, defende a AFBV.

As AFA são áreas florestais superiores a 10 hectares, constituídas por cinco ou mais parcelas de terreno contínuas e pertencentes a cinco ou mais proprietários, sujeitas a um plano de gestão florestal e a um plano de investimento comuns.

Atualmente existem já implementados dois projetos de agrupamento na região: a AFA Panasqueira, em Castanheira do Vouga, Águeda, com 12 proprietários e uma área de 11 hectares, e a AFA Pedricosa, na Lavandeira, Vagos, de 30 proprietários, com nove hectares.

Segundo a Associação, estão em desenvolvimento mais sete projetos, nos concelhos de Aveiro, Vagos, Albergaria-a-Velha, Águeda e Anadia.

A Associação salienta que as áreas agrupadas permitem um melhor planeamento, organização e operacionalização, com a gestão comum das propriedades.

“Ao ganhar escala é possível reduzir os custos das intervenções, aumentar a produtividade e tornar mais fácil o cumprimento das obrigações legais e o processo de certificação florestal”, destaca.

Em defesa do associativismo florestal, a AFBV garante que através do modelo das áreas agrupadas os proprietários não perdem a autonomia sobre o seu terreno, e conseguem, através de parcerias com entidades e empresas do setor, encontrar soluções para problemas comuns.

Dá como exemplos o acesso a melhores condições de financiamento e contratualização de seguros, combate mais eficaz a doenças, pragas e mesmo a incêndios.

Para sensibilizar os proprietários para essas vantagens e alargar as áreas agrupadas numa região marcada pelo minifúndio, a Associação realiza na quarta-feira, ao final da tarde, uma sessão informativa na Biblioteca de Albergaria-a-Velha, em que serão apresentados os resultados das Áreas Florestais Agrupadas que já se encontram em desenvolvimento no terreno.

Fonte: Diário de Notícia – Lusa

PARTIL