Gentileza gera gentileza: confira os benefícios da prática no trânsito

Já que a gentileza tem um significado tão bonito, por que não ter um dia todinho para ela? Em 1996, alguns grupos praticantes da gentileza, tais como monges e padres, se reuniram, durante uma conferência no Japão, com o intuito de inspirar as pessoas a realizarem ações gentis pelo mundo.

Quatro anos mais tarde, a missão desse movimento dava início a uma grande data: o Dia Mundial da Gentileza, celebrado hoje, dia 13 de novembro.

E, para contar um pouquinho como essa linda prática pode ser aplicada em ações cotidianas, como o trânsito, preparamos um post especial mostrando que a gentileza pode trazer mais qualidade para a sua saúde, para o aproveitamento do seu tempo e para a vida em comunidade. Dá só uma olhada!

Como ações gentis reduzem os engarrafamentos?

Chega mais e conta para a gente: você já sonhou com um trânsito totalmente livre de engarrafamentos? Pois é, nós também! Mas e se a gente te contar que é possível tornar esses episódios uma realidade distante? Isso acontece porque a gentileza urbana, expressada através de ações como a carona solidária, a caminhada saudável, o uso da bicicleta para os deslocamentos e, até mesmo, o transporte público, faz com que a qualidade de vida das pessoas melhore. Um desses resultados, onde todo mundo sai ganhando, é um trânsito mais fluído, com menos carros, impactando diretamente na mobilidade urbana. Que beleza!

Trajetos ainda mais rápidos

O poder transformador da gentileza também tem a capacidade de fazer com que os trajetos se tornem cada vez mais rápidos: basta ser a mudança que você quer ver no trânsito.

Mas, na prática, como isso funciona? Simples! Basta evitar atitudes como fechar cruzamentos, usar o celular na direção, parar em cima da faixa de pedestre ou não utilizar a sinalização. Além de evitar multas, com essas ações, você tornar a viagem ainda mais rápida. E aí, já tinha parado para pensar nisso?

Um convívio social ainda melhor

Quando adotamos práticas gentis no trânsito, como oferecer passagem para aqueles que estão indo mais rápido ou evitar buzinar sem necessidade, tornamos o convívio entre todos mais leve e mais pacífico.

Como o ser humano tende a retribuir boas ações de forma calorosa, as pessoas acabam contaminadas por bons sentimentos quando percebem que existem pessoas gentis à sua volta. Olha a corrente do bem sendo aplicada!

O meio ambiente também agradece

Uma das consequências do uso de transportes alternativos e da redução no número de veículos nas vias públicas, além da fluidez no trânsito, é a melhora significativa na qualidade do ar.

A gente nem precisa dizer que a contribuição com a nossa saúde é enorme, já que a incidência de doenças respiratórias e problemas com patologias de pele causadas pelo efeito estufa é diminuída consideravelmente, não é?

O Dia Mundial da Gentileza é apenas uma das datas comemorativas que nos ajudam a lembrar a importância dessa prática para o bem-estar de todos. E você, o que tem feito para melhorar o trânsito?

Fonte: Viver Seguro no Trânsito