MAPFRE Saúde dá dicas de ergonomia no trabalho

Orientações ajudam no bem-estar do profissional e evitam afastamentos.

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para bem-estar físico e mental das pessoas. Para garantir que a rotina profissional não se torne um problema para seu bem-estar, a MAPFRE Saúde lembra da importância da ergonomia – dados e métodos utilizados para projetar mobiliários e máquinas que otimizem o bem-estar humano e o desempenho geral – no trabalho, que ajuda a prevenir desconfortos e a melhorar o relacionamento com o ambiente.

“A ergonomia visa obter uma relação adequada entre trabalho e individuo, com foco em propiciar um ambiente laboral focado na preservação da saúde e segurança do trabalhador.

Existem diversos benefícios em se promover um ambiente de trabalho confortável”, afirma o médico Roberto Cury, consultor técnico da MAPFRE Saúde.

Entre os principais benefícios da ergonomia estão a valorização do profissional, a redução do número de acidentes de trabalho e de afastamento e o aumento de produtividade.

Pensando em pessoas que trabalham em frente ao computador o dia todo, a MAPFRE Saúde separou algumas dicas:

  1. Ajuste a cadeira de forma que consiga apoiar e proteger a coluna.
    2. Os cotovelos devem ficar à altura do tampo da mesa.
    3. O tronco e as coxas devem formar o ângulo de aproximadamente 100 a 110 graus.
    4. Os pés devem estar inteiramente apoiados.
    5. Sente-se alinhado com o eixo da cadeira, evitando sentar-se torto.
    6. A altura da linha superior do monitor de vídeo deve ficar no máximo na altura dos seus olhos, nunca acima. Ajuste a distância entre seus olhos e o monitor do seu computador.
    7. Coloque o monitor do seu computador de lado para as janelas. Caso seja necessário ficar de frente ou de costas, feche as persianas ou cortinas para que a luminosidade não prejudique a visão.
    8. Posicione o mouse próximo ao teclado.
    9. A cada hora trabalhada, faça uma pausa e alongue-se.
    10. Coloque objetos de uso constante, como telefone ou agenda, o mais próximo possível do seu corpo.
    11. Evite torções de troco ao atender chamadas telefônicas ou outras atividades. Caso utilize muito o telefone, opte por modelos como headset, em que o fone e o microfone ficam presos à cabeça e garantem uma postura confortável para digitar enquanto fala.
    12. Procure trabalhar com sapatos de até, no máximo, 2 cm de salto.
    13. Dedique alguns minutos, pelo menos três vezes por semana, para praticar exercícios físicos.

FONTE: CDN Comunicação