Federação aposta nos seguros

A Federação das Associações Empresariais de Luanda (FAEL) pretende formar, até ao fim do ano, 900 jovens do sector informal, para o fomento de micros, pequenas e médias empresas.

O ciclo formativo teve início em julho com 100 formandos e decorre em parceria com o INAPEM (Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas) e uma instituição anónima, que têm como objetivo principal empreender a formação e apoiar no investimento e financiamento dos formandos nos vários sectores do comércio, em particular no sector de seguros.

A instituição anónima predispôs-se em financiar os pequenos empresários e empreendedores do sector informal com um investimento acima de 100 mil dólares. O sector do seguro é incipiente e tem capacidade de empregar mais jovens e pode alargar, sem constrangimentos, a sua atividade comercial ao empreendedor.

O presidente da FAEL, Carlos Candofi, defende ser necessário investir na área de seguros, por ser um sector que não necessita de implementação de divisas, para compra de matéria-prima. “Daí a razão de incentivarmos os jovens a criarem negócios no sector, para que, a posterior, possam também dar oportunidades de emprego que muito se precisa”, destacou.

A FAEL administra 20 associações que, por sua vez, controlam mais de 100 empresas. Carlos Candofi explicou que mais de 200 empresas dentro da Federação reduziram significativamente o nível de produção, pela crise económica.

FONTE: Jornal de Luanda