Dicas de boa alimentação nos dias frios, para um inverno sem excessos de calorias

Com a chegada do inverno, a maioria das pessoas come um pouco mais por causa da alteração metabólica que o clima mais seco gera no organismo.

Muitas vezes, no entanto, o consumo de alimentos ocorre de forma exagerada, o que pode trazer consequências prejudiciais à saúde. Por isso, é importante ficar atento à alimentação para não reforçar hábitos nocivos.

“A tendência no inverno é aumentar o consumo de alimentos mais pesados, gordurosos e cheios de carboidratos. Por isso, manter uma alimentação equilibrada é primordial”, destacou a nutricionista Jenniffer Vorpagel, da GlobalMed Vitória.

Pratos quentes como caldos, fondues e outras comidas calóricas estão em alta nessa época do ano. A nutricionista explicou que é possível preparar esses alimentos de forma mais saudável.

“Nos dias frios, os caldos, sopas e fondues são importantes para acrescentar mais nutrientes à alimentação e aumentar a imunidade, mas é importante que sejam feitos com ingredientes naturais. É preciso evitar sopas, caldos e macarrão instantâneos, por exemplo. No fondue, dê preferência aos queijos brancos e, no lugar do pão, utilize brócolis, couve-flor. Para o fondue de chocolate, o amargo é o mais indicado”.

Além da alimentação balanceada, a hidratação também precisa ser prioridade, inclusive no inverno, época em que o consumo de água costuma ser menor. “Nesta época, idosos e crianças costumam ficar mais desidratados e a recomendação é ingerir 1,5 litro de água diariamente, no mínimo. Vale lembrar que nada deve substituir a água”, alertou a nutricionista.

Algumas dicas:

– Ao preparar sopas ou caldos, opte por usar entre três ou quatro opções de legumes, preferencialmente os mais pobres em carboidratos, como abobrinha, brócolis, cenoura, chuchu, couve, couve-flor, espinafre e outros.

– Evite sopas, caldos e macarrão instantâneos.

– No fondue, dê preferência aos queijos brancos. No lugar do pão, utilize brócolis e couve-flor, por exemplo. Para o fondue de chocolate, o amargo é o mais indicado.

– Se for preparar uma macarronada, faça um molho com alimentos in natura ao invés de comprar pronto.

– Ao tomar um chocolate quente, dê preferência a um que tenha mais chocolate do que açúcar.

Fonte: ES Hoje