Seguro DPVAT: uma certeza para o enfrentamento do risco

Em 2017, o Seguro DPVAT indenizou mais de 380 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito, ocorridos no território nacional, incluídos nesse número dois registros que apontam no sentido de uma verdadeira tragédia: 41.151 indenizações por morte e 284.191 por invalidez permanente.

A situação é ainda mais dramática para o País, quando se considera que, entre as vítimas fatais, nada menos que 10.232 indenizações foram pagas por morte de jovens com idades compreendidas entre 18 e 34 anos. O Brasil, nunca é demais registrar, ocupa o 5º lugar no ranking negativo de países com maior índice de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Mas esse drama, que envolve o sofrimento e a privação de famílias atingidas pela fatalidade ou pela irresponsabilidade dos condutores de veículos motorizados, poderia ser ainda muito mais doloroso se o Brasil não pudesse contar, pelo menos, com uma certeza na hora do enfrentamento do risco: o Seguro DPVAT.

Modelo surgido na década de 60, e aperfeiçoado ao longo do tempo pela prática por leis e normas colocadas em vigor, este sistema de proteção é uma grata conquista do exercício da cidadania. Estendido à totalidade da população brasileira, qualquer pessoa, independentemente de sua condição social ou econômica – proprietários de veículos ou não – está coberta pelo DPVAT.

Administrado pela Seguradora Líder-DPVAT, e operado por um consórcio de seguradoras, o seguro está próximo de qualquer pessoa, em qualquer ponto do território nacional, onde e quando ocorra um acidente de trânsito com vítimas. E pode ser facilmente acessado, sem nenhuma complicação, através de milhares de pontos de atendimento de uma rede que inclui, entre outros locais, agências de correios, filiais e sucursais de seguradoras, agências bancárias, postos dos Detrans estaduais e Procons.

Soma-se a esta amplíssima presença regionalizada um esforço permanente de ampliação da transparência e visibilidade do seguro, através de campanhas de comunicação, que buscam facilitar a compreensão do que é o DPVAT, e como pode ser acessado de maneira muito simples que dispensa e repele, por exemplo, a utilização de intermediários.

E tem sido graças a esta busca permanente de eficiência que o Seguro DPVAT, a cada dia mais conhecido e acessado pela população brasileira, vem registrando números verdadeiramente impressionantes em sua operação. Em apenas cinco anos, por exemplo – entre 2013 e 2017 – o seguro indenizou mais de 2,86 milhões de pessoas vítimas em acidentes de trânsito, aí estando incluídas mais de 229 mil coberturas por morte, e cerca de 2,2 indenizações por invalidez parcial ou permanente.

Para se conhecer mais produtivamente o que tem sido o DPVAT na vida dos brasileiros, como certeza para o enfrentamento aos riscos de um acidente fatal ou incapacitante, vale uma recomendação: a leitura do Relatório de Atividades da Seguradora Líder do ano de 2017, que pode ser facilmente acessado pelo site www.seguradoralider.com.br/Seguro-DPVAT.

Conhecer melhor o funcionamento e os resultados operacionais dessa instituição é um excelente exercício. Além de útil e oportuna, essa leitura vai permitir que o cidadão conheça, por fonte direta, um sistema que tem sido uma das mais efetivas – e na maioria dos casos, a única – certeza de proteção às vítimas de acidentes de trânsito, e a suas famílias em hora de infortúnio.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito – Paulo Amador – Jornalista e escritor