Milhares de Corretores serão obrigados a deixar o mercado

Esta sexta-feira (15/12) é o último dia do prazo estabelecido pela Susep para o recadastramento do corretor de seguros pessoa física e Milhares de Corretores poderão deixar o mercado. Segundo a Susep, os profissionais que não derem entrada no pedido até às 23:59 de hoje terão o registro suspenso, conforme estabelece a Circular 552/17 e não poderão operar no mercado até que regularizem sua situação. “O prazo não será prorrogado”, assegura o superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha.

Contudo, é importante ressaltar que os corretores que finalizarem o pedido de recadastramento dentro do prazo e o mesmo permanecer em análise por parte da Susep, não serão prejudicados e os seus registros continuarão ativos até a conclusão da análise.

A Susep adverte, porém, que o risco é ainda maior para os corretores de seguros que são os responsáveis técnicos em sociedades corretoras. Isso porque caso o corretor pessoa física não realize o processo de recadastramento este ano, também ficará impedido de atuar como o corretor responsável de sua empresa.

Joaquim Mendanha observa que o recadastramento é muito importante para os corretores de seguros, que também podem optar pela emissão da sua carteira de identidade profissional, antiga aspiração da categoria.

Ele acrescenta ainda que essas iniciativas também trazem mais segurança aos consumidores, ao mercado de forma geral e ao próprio corretor.

A Susep lembra que, ao dar entrada com o pedido de recadastramento no portal http://www.susep.gov.br, o corretor precisa estar atento a todos os passos do processo: preencher seus dados nos campos indicados, salvar o cadastro e verificar o recebimento de dois e-mails da Susep.

O primeiro e-mail informará o número do seu pedido e o segundo e-mail trará um link, no qual o solicitante deverá clicar para realizar a confirmação do seu pedido e poder continuar com o processo.

Em caso de dúvidas, o site do Ibracor (http://www.ibracor.org.br) possui um passo a passo detalhado sobre o recadastramento e há linhas diretas para os corretores nos telefones (21) 3233-4146 e (21) 3233-4045, da Susep, e (21) 3509-7070, do Ibracor.

Fonte: CQCS