DetranRS estará presente na Operação Verão para Todos

Ações voltadas à educação para o trânsito e à segurança nas ruas e estradas são uma necessidade no período de férias de verão, e o DetranRS estará presente no litoral, integrando o conjunto de ações lançado pelo governo do Estado.  A operação Verão para Todos inclui lazer, serviços e infraestrutura  e mobiliza mais de 30 órgãos do governo com o objetivo de prestar serviços aos veranistas, acompanhando a migração sazonal para as praias. Neste ano, a operação tem início no dia 16 de dezembro e se estende até março de 2018.

Ações do Detran/RS

Como atividade preparatória, o DetranRS reuniu gestores de trânsito e profissionais dos Centros de Formação de Condutores ainda em novembro para planejar ações educativas para o verão. Técnicos da Escola Pública de Trânsito da Autarquia forneceram orientações pedagógicas para o desenvolvimento de atividades que sensibilizem motoristas para os comportamentos de risco e a segurança no trânsito, em especial nos municípios do Litoral. A ideia é abranger o maior número possível de pessoas, devido ao efeito multiplicador dos órgãos municipais e dos Centros de Formação de Condutores. Com esse objetivo, o DetranRS está disponibilizando palestras e também materiais gráficos para a realização de cursos, enriquecimento de aulas e realização de blitze educativas (solicitações pelo e-mail materialeducativo@detran.rs.gov.br). Entre os principais focos, a valorização de atitudes seguras, como uso de dispositivos de contenção para crianças e cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos e a correta preparação para uma viagem, não só do veículo como também do condutor.

A fiscalização não pode ser esquecida, e a Balada Segura atuará em todo o litoral neste verão, coibindo a mistura de álcool e direção e outros comportamentos de risco. Para os hermanos, que costumam chegar em grande número no verão, o DetranRS criou um hotsite em espanhol com informações úteis para os estrangeiros que visitarão o Estado. Os parceiros da operação Viagem Segura, coordenada pelo Detran/RS, estarão preparados para atuar na fiscalização intensificada nos feriados de final de ano, Navegantes e Carnaval.

Outras campanhas e atividades

O filme Eu do Futuro, que já atingiu mais de dois milhões de pessoas somente pelo Facebook do DetranRS , voltará trazendo sua mensagem sobre escolhas a serem feitas a todo momento quando se está na direção. Originalmente criado para divulgação via internet, o vídeo será estendido também para a televisão. Já para os hermanos o DetranRS lançou a campanha Informaciones para Extranjeros, voltada especialmente aos condutores argentinos e uruguaios que ingressam em solo brasileiro durante o verão. Os folhetos contém informações sobre as normas de circulação no Brasil e foram produzidos graças a uma parceria entre o DetranRS e a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, da Assembleia Legislativa.

Além disso, está previsto um material específico para caminhoneiros, capas para bancos de ônibus estimulando o uso do cinto de segurança, textos em rádio e ainda mídia externa nas praças de pedágio da EGR e em outros pontos.

Fonte: Detran/RS