Canal Seguro: 5º Encontro Nacional de Atuários e as oportunidades do mercado de capitalização

O 5º Encontro Nacional de Atuários, que ocorreu na 8ª CONSEGURO, em setembro, teve como um dos momentos centrais o debate sobre alternativas e oportunidades do mercado de capitalização com um viés do consumidor.

O evento é discutido em novo episódio do Canal Seguro, no YouTube, em que o presidente da FenaCap, Marco Barros, entrevista o presidente da Comissão de Produtos e Coordenação (FenaCap), Natanael Casto, e o presidente da Comissão Atuarial (FenaCap), Bernardo Ferreira Castello.

“O foco aqui é o consumidor. É importante que saibamos ouvir, refletir e atender da melhor forma possível às demandas dos clientes, que estão cada vez mais exigentes, antenados e multimídia”, afirma Natanael Castro. Para ele, o evento é importante também para demonstrar que o setor tende a crescer e, para que isso ocorra, é fundamental a colaboração de todos os agentes, particularmente da SUSEP.

Pensando nesse consumidor atual, Bernardo Castello abordou, no evento, sobre como é possível flexibilizar o sistema de cotas do título de capitalização em prol de um melhor produto para os clientes. “O sistema de cotas é a forma como estruturamos o produto e, hoje, trabalhamos com três pilares.

O primeiro é a cota de capitalização, que é aquela em que o dinheiro será capitalizado e a entidade em questão pagará um resgate ao final da vigência do título. O segundo é a cota de sorteio, que visa a fazer frente a todos os sorteios realizados por uma série; e o terceiro pilar é a cota de carregamento, que visa a fazer frente às despesas de distribuição e colocação do produto”, afirma.

Marco Barros explica que as tentativas de transmitir de forma mais clara e constante os conceitos básicos do título de capitalização fazem parte do programa de Educação em Seguros, em parceria com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e as demais Federações.

Para Natanael, o consumidor ainda tem pouca informação e os órgãos reguladores são mal informados sobre o produto. “A FenaCap, junto com as suas diversas Comissões, tem feito um trabalho brilhante no sentido de alargar o conhecimento e a base de informação para todos os segmentos da sociedade”, explica o executivo.

“O título de capitalização é o produto que atende à camada mais necessitada da nossa população. Com isso, o enxergo como uma mola propulsora muito importante na educação financeira das classes mais carentes do nosso País”, afirma Castello.

“Podemos esperar que a capitalização seja um vetor e um alicerce do processo de educação financeira e educação em seguros, dando à sociedade alternativas para que possa enfrentar momentos de crise como esse em que vivemos recentemente e que, ao que tudo indica, estamos saindo”, explica Marco Barros. https://youtu.be/8fgLudu2uFg

Fonte: Revista Cobertura