Michel Temer nomeia interventor da Aplub como diretor da Susep

Compartilhar nas redes sociais

O presidente Michel Temer exonerou Cássio Cabral Kelly do cargo de diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e nomeou em seu lugar Icaro Demarchi Araujo Leite. Ele é o interventor na APLUB Previdência e APLUB Capitalização, que desde dezembro de 2015 está sob intervenção e busca um plano para sair da crise. A entidade é responsável pela previdência complementar de aproximadamente 20 mil trabalhadores, entre beneficiários e contribuintes.

Segundo fontes do setor, o plano de socorro passa pela desmutualização, ou seja, uma mudança estatutária que permita à associação, hoje sem fins lucrativos, se transformar numa sociedade anônima. A ideia é buscar investidores dispostos a tapar o rombo de R$ 200 milhões em troca de uma participação no controle do fundo.

Semana passada, o sindicato dos funcionários da Susep entregou ao titular da autarquia, Joaquim Mendanha, e também ao ministério da Fazenda, uma carta na qual entregavam seus cargos diante do loteamento político da Susep. “Preferimos perder o emprego do que compactuar com isso”, disse um dos mais de 70 diretores que assinaram a carta. Sendo fonte do Sindicato, o grupo segue hoje colhendo as assinaturas para seguirem com a exoneração dos cargos.

Segue a determinação publicada no Diário Oficial de ontem.

MINISTÉRIO DA FAZENDA

DECRETOS DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 3o da Estrutura Regimental aprovada pelo Decreto no 8.722, de 27 de abril de 2016, resolve EXONERAR CÁSSIO CABRAL KELLY do cargo de Diretor da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.

Brasília, 21 de novembro de 2017; 196o da Independência e 129o da República.

MICHEL TEMER

Henrique Meirelles