Projeto inovador tornará o pagamento de indenizações por acidentes de trânsito mais ágil na Espanha

Em setembro, o Governo da Espanha anunciou a criação de uma plataforma digital que tornará mais ágil as negociações entre advogados e seguradoras. O objetivo do projeto é acelerar o pagamento de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares. Bem bacana, não é mesmo?

Essa iniciativa foi coordenada pelo Consejo General de la Abogacía Española, órgão nacional espanhol de representação dos advogados, e pela Unespa, entidade que há 40 anos representa os interesses das maiores seguradoras espanholas. A novidade entra em operação logo no comecinho do ano que vem.

A tecnologia é uma ferramenta essencial desse projeto, já que todas as transações serão online e não haverá envio de documentos impressos ou xerocados. Ainda sem um nome específico, a plataforma vai atender a uma demanda cada vez mais estimulada pelo Governo Espanhol: a resolução rápida das questões entre consumidores e empresas. Os especialistas responsáveis pelo projeto afirmam que as indenizações serão pagas com muito mais agilidade e em menor prazo.

Mas o que esse projeto tem a ver com atuação da Seguradora Líder-DPVAT no território brasileiro? Ao garantir cobertura a todo cidadão em casos de acidentes de trânsito, através do Seguro DPVAT, a Seguradora Líder também presta um serviço rápido e de fácil acesso aos beneficiários, com um processo de solicitação que dispensa a necessidade de intermediários.

Hoje, algumas etapas da prestação de serviços da Seguradora Líder-DPVAT já são digitalizadas. A entrega da documentação de solicitação das indenizações é feita em postos autorizados – agências dos Correios, pontos de atendimento da seguradora ou de empresas parceiras – em todo o país. Já o acompanhamento do processo pode ser feito pelo site da seguradora, seja via celular, tablet ou computador. O projeto espanhol, dessa forma, é inovador, mas não inédito, uma vez que sistema de pagamento do Seguro DPVAT foi desenhado justamente para dar agilidade e presteza no atendimento.

No Brasil, a atuação da Seguradora Líder-DPVAT ainda vai além, ao possibilitar a formação de um banco de dados sobre o trânsito nacional, com a indicação dos tipos de acidentes mais comuns, as regiões com os piores índices, o perfil dos acidentados, os horários mais arriscados. Todas essas informações geram subsídios para a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e para a construção de um trânsito mais seguro. Por aqui, temos muito orgulho disso!

Fonte: Viver Seguro no Trânsito