Rádio CNseg: Marcio Coriolano aborda a poupança das famílias brasileiras no ´Fala Presidente`

Proteção veicular é outro tema em destaque, com entrevistas com o deputado federal autor do projeto que proíbe a venda desse tipo de produto e com o presidente da FenSeg.

A poupança das famílias brasileiras é o tema do programa “Fala Presidente” desta segunda-feira. Nele, o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, aborda as duas questões que prejudicam a formação de poupança no país. “A primeira é a falta de cultura de poupança que existe no Brasil”, afirma. “O segundo fator diz respeito à relação entre o que a pessoa vai receber de aposentadoria e o que recebe na vida ativa.

Essa taxa é alta no Brasil: 82,5%. Como a taxa é elevada, a maioria das pessoas acha que, quando parar de trabalhar, receberá de aposentadoria algo que seja suficiente para viver para a vida toda, o que é um erro enorme. ”

Outro assunto em destaque na programação da semana é a chamada proteção veicular. Amanhã, a “Entrevista Especial” traz o deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO), autor de um projeto de lei que proíbe associações, cooperativas e clubes de benefícios de comercializarem contratos similares ao do seguro, como é o caso da proteção veicular.

O projeto será discutido em audiência pública nesta quinta-feira (9) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a questão. Na quarta-feira, o tema volta a ser abordado, desta vez no quadro “Conheça os Seguros Gerais”, pelo presidente da FenSeg, João Francisco Borges da Costa.

O “Minuto da Capitalização” desta segunda narra a história de um grupo de amigos de Santa Maria de Jetibá (ES) que investiram em capitalização como forma de poupar e, graças a isso, conseguirão ir juntos à Copa do Mundo da Rússia. O caso é contado pelo gerente da agência bancária onde os títulos foram contratados.

Nesta terça, o quadro “O Seguro na sua Região” apresenta uma entrevista com o presidente do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, Augusto Mattos. Ele fala sobre os principais desafios do mercado segurador nesses Estados. No mesmo dia, vai ao ar também o “Qual é a Dúvida? ”. Já na quarta-feira, é a vez do “Inovação e Sustentabilidade”.

Na quinta, o “Hora do Consumidor” entrevista o presidente do Instituto Brasiliense de Direito Público, Ricardo Morishita, que aborda as relações de consumo no setor de seguros. No mesmo dia, o “Por Dentro da Saúde Suplementar” transmite a terceira e última parte do painel que debateu, na 8ª Conseguro, a proteção do consumidor na saúde suplementar.

Participam a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a advogada Angélica Carlini e o diretor da Bradesco Saúde Flávio Bitter. Ainda na quinta, o quadro “Seguro Internacional” explica como funciona o Seguro Viagem para quem pretende ir à Europa.

Fechando a semana, no “Dicas do Consultor”, o professor da Escola Nacional de Seguros José Antônio Varanda dá orientações para os futuros pais sobre a formação de reservas financeiras para o bebê que vai nascer. Também na sexta-feira, entra o programa “Entenda os Seguros de Pessoas”.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Fonte: Portal Nacional de Seguros