De pai para filho: Corretor de seguros entra no mercado inspirado na carreira do pai

Otávio Vieira Neto fala da satisfação de ver os negócios da família tendo continuidade através do interesse do filho pela profissão de corretor de seguros

Em 1982, Otávio Vieira Neto entrou para o mercado de seguros aqui em Alagoas. Em 1991 já era habilitado e abriu sua própria empresa, atuando em praticamente todos os ramos de seguros. Hoje, aos 58 anos e ainda ativo no ramo, se orgulha em ver seu filho, Otávio Pontes Vieira, seguindo seus passos.

“Eu incentivei meu filho de certa forma, mostrando para ele o meu trabalho e a possibilidade de um nicho, caso ele se interessasse em entrar no mercado de seguros. Ele passou a frequentar minha empresa e a se inteirar sobre o assunto”, explicou o corretor.

Apesar de ser formado em Direito e passado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o filho preferiu seguir os passos de seu pai e hoje tem sua própria corretora de seguros.

“Meu filho foi progredindo e hoje está tomando conta da própria empresa. Trabalhamos juntos e eu sinto muito orgulho de vê-lo levando adiante os negócios da família. Uma empresa, quando ninguém da família pensa em nos suceder, acaba sendo vendida ou fechada. Fico feliz de saber que o nosso nome continuará no mercado”, falou, orgulho, o corretor.

O que mais orgulha Otávio Vieira Neto, é o fato de que, tanto ele quanto seu filho, seguiram todos os critérios para ingressar no mercado de seguros.

“Para poder abrir uma empresa de seguros, é preciso realizar um curso de nove meses na Funenseg, que é a Escola Nacional de Seguros. Tanto que eu quanto meu filho realizamos o curso para em seguida sermos reconhecidos na Susep [Superintendência de Seguros Privados]. Essa é a grande diferença de uma corretora séria para uma comercialização de proteção veicular. Qualquer um pode vender uma proteção veicular sem nenhuma garantia. O corretor de seguros sério recebe uma carteira profissional para então começar a atuar”, destacou.

“Desde pequeno tive contato e me interessei pelo Seguro”

O filho, Otávio Pontes Vieira, de 29 anos, de tanto ver seu pai se esforçar no mercado de seguros para dar à sua família uma boa condição de vida, acabou se interessando pela profissão e decidiu, depois até de se formar em Direito, seguir os passos do progenitor.

“Desde pequeno que tive contato com esse mundo do Seguro, em visitas ao escritório do meu pai ou em momentos de descontração dele com os companheiros de trabalho. Esse tipo de convivência acaba, mesmo que inconscientemente, aumentando a curiosidade e o interesse pela profissão e a semente é plantada e vai sendo regada aos poucos”, contou o corretor.

Admiração

Otávio Pontes conta que sempre admirou a dedicação do pai e que a carreira de corretor sempre lhe exigiu muito tempo e dedicação.

“Como a corretora sempre foi muito forte no interior, meu pai precisava viajar para várias cidades e passava a maior parte da semana fora. Ao mesmo tempo que sentia falta dele, entendia que era esse o trabalho que fazia com que ele pudesse proporcionar uma vida confortável para a nossa família e garantir a nossa educação, que para ele era o mais importante”, lembra o jovem corretor

“Quanto mais fui crescendo, mais pude enxergar o sacrifício que ele fazia por nós e aprendi a admirar o seu trabalho, que lhe proporcionou a construção de uma empresa, onde são gerados empregos, onde há de certa forma uma contribuição para a sociedade. Eu passei a enxergar o corretor de seguros como uma profissão que tem um papel social muito forte na proteção do patrimônio das famílias e que muitas vezes é pouco reconhecida”, opinou.

O início

Quando cursava o penúltimo ano da faculdade de Direito, o pai de Otávio Pontes lhe perguntou se ele se interessaria em fazer o curso de formação de corretores através do Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas (Sincor-AL).

“Assim que ele me apresentou a ideia eu topei, porque seria uma ótima forma de conhecer esse mundo e definir se gostaria de fazer parte dele. Após o encerramento do curso no fim de 2010 eu quis pôr em prática o que havia aprendido e combinamos que eu começaria na corretora no início de 2011”, lembra.

Começar de baixo

Otávio conta que, ao mesmo tempo que teve certa facilidade para entrar no ramo por conta do pai já estar estabelecido, também vieram dificuldades. “Sempre existem as dúvidas nas pessoas que já fazem parte do negócio em relação a quem está entrando, principalmente se essa pessoa for filho do proprietário da corretora. Os questionamentos vão desde o seu merecimento até a sua qualificação técnica e você passa a ser testado em cada resposta e ato praticado”, explica.

“Acredito que a forma que comecei foi um dos fatores mais importantes para minha formação e crescimento dentro da corretora.

A fórmula foi combinada antes do meu início e felizmente o pensamento do meu pai era o mesmo que o meu, começar na função mais simples que a corretora possuía, conhecendo e aprendendo seu funcionamento mais básico, para a partir daí ir subindo degrau em degrau nas minhas atribuições e importância na empresa.

Isso me proporcionou um conhecimento muito grande da corretora como um todo e foi dessa forma que aos poucos fui conquistando a aceitação e o respeito da minha equipe e parceiros de trabalho”, concluiu o corretor de seguros.

Sobre os filhos também seguirem seus passos, Otávio Pontes afirma que quer investir o máximo na educação deles, para que possam ter uma visão clara do mundo e consigam tomar suas próprias decisões da forma mais racional possível.

“Na minha visão esse é o melhor presente que podemos oferecer aos nossos filhos e a única forma de mudarmos nossa sociedade. Se algum deles se interessar pela profissão do pai, com certeza ficarei feliz, mas o que realmente importa é eles terem a chance e a liberdade para correr atrás daquilo que acreditam”.

A seguradora

Atualmente, Otávio Ponte atua em sua própria corretora, que ele define como uma empresa habilitada para suprir a necessidade dos seus clientes nos principais ramos do seguro. “Nossa corretora sempre foi tradicionalmente muito ligada ao Automóvel, mas há alguns anos temos nos preparado e expandido nossos horizontes, para nos adaptar às mudanças do mercado e oferecer o que há de melhor dentro do nosso universo, tanto no Automóvel quanto no RE (Ramos Elementares), RD (Riscos Diversos), Vida, Saúde. Um exemplo dessa variedade de opções é o seguro de bicicletas que já oferecemos há aproximadamente 2 anos e tem crescido no país como um todo”, explicou o corretor.

Para as pessoas que pretendem contratar um seguro, Otávio sugere que procurem um corretor habilitado. “Nós vamos escutar suas necessidades para entender a melhor forma de ajudá-la. É a partir daí que podemos prestar um serviço adequado e encontrar o produto que melhor se encaixe naquilo que o cliente precisa. Só é corretor aquele que possui a habilitação junto ao órgão regulador, que estudou e passou nos exames.

Esse profissional é de fundamental importância para o funcionamento do mercado de seguros. Ele é quem pode encontrar o produto adequado para cada tipo de cliente, muitas vezes abrindo os olhos desse para necessidades que o próprio ainda não havia enxergado. Também é de suma importância para as seguradoras, sendo o principal canal de distribuição e o maior preventor de fraudes do mercado”, concluiu.

Fonte: Tribuna Hoje