Almoço do Mercado Segurador com o Presidente da FenaCap

Aconteceu ontem, dia 26, o tradicional Almoço Mensal do Mercado Segurador, promovido pelo Sindicato, que teve na oportunidade como palestrante o Presidente da Federação Nacional de Capitalização – FenaCap, Sr. Marco Antonio Barros.

O evento chamou a atenção de grande público, entre securitários, corretores de seguros, advogados, atuários e outros profissionais, que ouviram do palestrante que pouco compreendida até mesmo pelo mercado segurador, a capitalização tem diversas facetas que ainda não são bem exploradas.

Muito se critica a modalidade por compará-la com investimentos, mas o Presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), foi veemente ao afirmar que a modalidade não pode ser considerada um investimento tradicional, pois nele há a expectativa de um retorno futuro maior que o acumulado no período, enquanto a capitalização devolve o montante integral do acumulado ou parte dele (dependendo da modalidade contratada). “O objetivo é criar uma reserva para um momento de necessidade, pois todos estamos sujeitos a enfrentar um período mais difícil. É uma excelente ferramenta, especialmente para quem está iniciando no mercado financeiro, que tem que aprender a importância da acumulação”, destacou Barros apontando ainda que 35,9% dos brasileiros não possui conta corrente ou poupança.

Para Marco Barros outro erro comum é comparar a capitalização a loteria, pois existem os sorteios. “O que a torna única e atraente é justamente unir atributos de um investimento, com a expectativa da loteria por conta dos sorteios. Eles funcionam como um estímulo para que as pessoas sigam acumulando até o fim do período para atingirem seus objetivos”, afirma. A possibilidade de ser contemplado é dada a todos que participam.

Entre janeiro e agosto de 2017, foram registrados 17 milhões de clientes, sendo 15,9 milhões destes pessoa física e 1,1 milhão pessoa jurídica. “Esta é outra faceta desconhecida pela grande maioria das pessoas: que a capitalização também é uma ótima ferramenta para empresas. Isso porque é possível utilizá-la como fator motivacional para as equipes serem mais produtivas e também auxiliar na redução de estoques”, elencou o Presidente. No mesmo período, foram 458.568 clientes sorteados e R$ 738,3 milhões distribuídos.

Uma faceta menos conhecida ainda em relação a capitalização diz respeito a filantropia. “Muitas pessoas contribuem em ocasiões esporádicas. Esta é uma maneira de criar o hábito de fazer contribuições regulares e ajudar projetos e instituições no trabalho social”, garante o Presidente da FenaCap. Ele defendeu que mesmo que não possa ser considerado um investimento tradicional, a capitalização possui tantas possibilidades que é um produto que pode ser usado pelas diferentes classes sociais para acumulação de renda.

A modalidade também desempenha um papel relevante para quem aluga imóveis, pois dispensa a figura do fiador. “Para quem é bom pagador é o melhor negócio, pois é um dinheiro que ao final do contrato volta integral e ainda existe a possibilidade do cliente ser contemplado em um sorteio”, salientou.

Não é à toa que os dados mostram um crescimento sólido e consistente ao longo dos anos do produto. “Em 2014 começamos a perceber sinais de que a crise estava se aproximando, com as reservas caindo, mas o mercado é tão maduro e resiliente que não tivemos grandes flutuações nos últimos anos”. Marco Barros diz que o papel social da capitalização fica ainda mais evidente nestes momentos, pois quem tinha reservas teve a situação suavizada. Em 2017, as reservas voltaram a subir, um sinal claro de melhora na economia.

Entre os desafios do setor, o Presidente destaca a comunicação como o principal deles. “Temos que ter transparência, temos que nos expor, temos que estar em todos os lugares. Precisamos trabalhar com formadores de opinião para que eles entendam a importância social do produto e com formuladores políticos, pois são eles que criam as leis que podem ter impacto direto na nossa atividade”, alerta.

Depois de anos de um posicionamento sobre o que a capitalização não é, hoje a Federação se posiciona sobre o que ela é e sua importância. Por isso está presente nos mais diversos canais de comunicação.

Para o presidente do SINDSEGRS, Guacir Bueno, a palestra foi muito elucidativa e contribuiu significativamente para que todos presentes entendessem um pouco mais as possibilidades e funcionalidades da capitalização. Marco Barros foi muito aplaudido ao final de sua apresentação, e recebeu um Certificado de Agradecimento por sua participação e relevante palestra.