Seguradora alemã aposta no trem futurista de Elon Musk

Simulação do Hyperloop, trem ultrarrapido projetado por Elon Musk.

Hyperloop está mais perto de virar realidade com aprovação de uma das maiores empresas de seguros do mundo.

Hoje (17), a Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que desenvolve o sistema de transporte Hyperloop One, divulgou que a Munich Re, uma das maiores seguradoras do mundo, analisou os riscos da tecnologia de hyperloop e declarou como viável e possível de garanti-la.

Esse foi o primeiro relatório que avalia os desafios de segurança no desenvolvimento do trem super-rápido idealizado em 2013 pelo empreendedor-astro Elon Musk, CEO da Tesla (de carros elétricos) e da SpaceX (de viagens espaciais).

De acordo com a Hyperloop Transportation Technologies, garantir que a tecnologia seja segurável permite que a companhia possa continuar o projeto de comercialização dos trens de alta velocidade. “Com a confirmação de que nosso projeto é viável, ​​e possível de ser protegido dos riscos da operação, estamos prontos para construir”, afirmou Bibop Gresta, presidente e cofundador da Hyperloop Transportation Technologies.

Hyperloop

O veículo pode atingir velocidade de até 1. 500 km/h por meio de uma combinação de aerodinâmica e ventiladores para diminuir a resistência do ar. Em testes as velocidades ainda não passaram de 355 km/h. Mas a promessa é de que a primeira estreia comercial, em pleno funcionamento, já aconteça em 2019.

Apesar de ser uma ideia de Elon Musk, a tecnologia é de domínio público e não possui registro de patentes. Qualquer empresa interessada em desenvolver o veículo pode fazê-lo sem nenhuma restrição, como é o caso da Hyperloop Transportation Technologies, que prepara a estrutura de trilhos.

Fonte: VEJA.com