Planejar desde cedo também é preciso, recomenda Mongeral Aegon

No mês das crianças, um tema muito importante também pode ser discutido pelos pais e responsáveis: a educação financeira. A seguradora Mongeral Aegon incentiva o assunto desde cedo, que pode ser adaptado no dia a dia, de acordo com a idade.

“Muitas pessoas pensam no agora, mas tendem a não planejar algo que seja usufruído no futuro, como uma viagem ou um patrimônio. Com os filhos não é diferente. Através de pequenas atitudes é possível criar a consciência de valores, seja para uma criança ou um adolescente”, pontua a superintendente de Educação Corporativa da companhia, Patrícia Campos.

Confira algumas dicas simples elaboradas pela Universidade Mongeral Aegon que podem ajudar na hora de ensinar para a criançada:

– O momento ideal para introduzir o assunto é quando a criança aprende a contar. Nessa fase, dar moedas e explicar o sentido de valores, e não quantidade, é importante. Tudo ao seu tempo. No início, cinco moedas de dez centavos valem mais que apenas uma de cinquenta.

– A partir de sete anos uma boa alternativa é introduzir a mesada. Esta é uma boa forma para que a criança passe a ter noção de prioridades, tomada de pequenas decisões e gestão do próprio dinheiro. É importante ressaltar que a mesada não tem como objetivo cobrir gastos básicos como alimentação, transporte e material escolar.

– Um aliado para esta fase é o Jogo dos Quatro Porquinhos. Nele, a criança define para onde irá cada parte do dinheiro acumulado: ‘Sr. Agora’ para gastos emergenciais; ‘Sr. Desejo’, que trabalha o tema poupança, algo para um futuro próximo; o ‘Sr. Bonzinho’, que representa uma doação; e o ‘Sr. Futuro’ estabelece noções de investimento, como uma previdência privada para a criança, dinheiro para ser utilizado a longo prazo.

– Na adolescência, trabalhe a consciência empreendedora. Além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades como administração, negociação, estimula a criatividade e a inovação, além de reforçar a importância do contribuir e colaborar.

Na data, a Mongeral Aegon também preparou uma forma para que os pais possam planejar desde cedo algum presente que desejam dar aos filhos no longo prazo, como uma viagem ou a tão sonhada festa. O Simulador dos Sonhos pode ser acessado no link: http://mongeralaegon.wertech.com.br/

Fonte: CQCS I Anderson Fonseca