Corte a subsídio de Obamacare aumentaria preços de seguros (estudo)

A ameaça feita pelo presidente americano, Donald Trump, de eliminar o principal subsídio ao Obamacare poderia forçar um aumento brusco dos custos e estender o déficit americano, de acordo com um estudo independente do governo publicado nesta terça-feira.

O Escritório de Orçamento do Congresso disse que a ameaça de Trump de acabar com o popular programa de saúde de seu antecessor eliminando o financiamento do governo das “reduções de custos compartilhados” (CSR) para os americanos de baixa renda forçaria as seguradoras a elevar os preços em 20% para cobrir as CSRs.

Os altos preços poderiam expulsar os consumidores do mercado de seguros individuais, tornando-os menos atrativos para as seguradoras.

Sem o subsídio, disse o Escritório, “cerca de 5% das pessoas viveriam em áreas sem seguros no mercado em 2018”.

A Lei de Cuidados Acessíveis do presidente Barack Obama, que procurou expandir a cobertura do seguro de saúde, ofereceu CSRs a pessoas e famílias que ganham 250% ou menos que o nível federal de pobreza, que é de 24.600 dólares por ano para uma família de quatro membros.

O subsídio reduz ou elimina os pagamentos compartilhados e despesas para tratamentos de saúde.

Como uma particularidade da lei, os subsídios das CRS devem ser regularmente renovados. Mas a preocupação é que, após o fracasso no Congresso de revogar ou substituir o Obamacare como foi exigido por Trump, haja uma ação para minar o programa ao não renovar os subsídios no final deste mês.

“Como eu disse desde o início, deixe o Obamacare implodir”, tuitou no momento.

Fonte: IstoÉ Dinheiro