“Ataque informático global pode custar 53 mil milhões”

A seguradora londrina Lloyd’s revelou à imprensa que um ataque informático global pode custar tanto à economia global como um desastre natural devastador.

Segundo o jornal The Guardian, as perdas médias de um ataque informático deste gênero e que impede que os sistemas sejam utilizados estimam-se em cerca de 53 mil milhões de dólares.

No entanto, as seguradoras não conseguem dar uma estimativa específica devido à complexidade dos ataques informáticos e à falta de dados históricos. Apesar disto, afirmam que um cenário ainda mais catastrófico podia chegar facilmente aos 121 mil milhões de dólares.

O estudo de onde foram retiradas estas conclusões analisou os potenciais danos que poderiam ser desencadeados por um ataque a um provedor de serviços na cloud, um dos alvos mais prováveis destes ataques.

A Lloyd publicou este estudo dois meses depois do WannaCryptor se ter tornado global, com um custo estimado de 8 mil milhões de dólares.

O relatório assinala ainda que a industria que pelas suas características está mais em risco é a financeira, seguida pelo software, tecnologia e hotelaria.

 

Fonte: Leak