Mercado de seguros atrai advogados

A OAB-DF criou uma Comissão de Direito Securitário visando analisar e listar oportunidades que surgem nesse mercado para a atuação dos advogados.

Essas oportunidades foram o tema central do evento realizado pela entidade, na semana passada, em Brasília, com o objetivo de informar e preparar os profissionais de Direito para atender as demandas de empresas e entidades do mercado de seguros e dos segurados.

Segundo o presidente do Sincor-DF, Dorival Alves de Sousa, o encontro reuniu mais de 400 pessoas, entre advogados e estudantes de Direito. “Nossa participação foi para mostrar aos advogados como funciona o mercado de seguros e o papel de suma importância que cabe ao profissional corretor de seguros, atuando como um verdadeiro consultor do cliente”, frisou Dorival de Sousa, que também é vice-presidente de Relações com o Mercado da Fenacor e advogado.

O presidente OAB-DF, Dr. Juliano Costa Couto, em seu pronunciamento, teceu comentários a respeito da campanha da OAB-DF para mudança para o Distrito Federal do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização (CRSNSP), que hoje está instalado no Rio de Janeiro.

“A OAB-DF através da Comissão de Direito Securitário estará encaminhando nos próximos dias documento para o Ministério da Fazenda pleiteando a transferência do Conselho Recursal para Brasília sob a alegação que vários outros Conselhos similares, de diferentes segmentos econômicos, foram transferidos e já estão instalados e em funcionamento no Distrito Federal”, explicou a Dra. Flávia Amaral, presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB-DF.

Além dessa proposta, o presidente da OAB/DF destacou, na abertura do evento, a importância de se inovar e investir em novas áreas do Direito. “É função da Casa abrir novos horizontes, mostrar novas temáticas e dar o apoio aos advogados do Distrito Federal. Fico muito feliz de estar aqui tendo a oportunidade de abrir este seminário, sendo ele muito importante para a nossa advocacia”, observou Costa Couto.

Ainda no evento, o vice-presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB-DF, Marcelo Sacher, debateu o funcionamento da atividade do advogado interno nas seguradoras.

Por sua vez, o diretor de Riscos Diversos da Caixa Seguradora, Marcus Centin Dornelles, analisou a questão da advocacia na área de Seguro Auto. Já o advogado Allan Bittar, especialista em fraudes e compliance na atividade de seguros, abordou a atuação do advogado no combate às fraudes.

Fonte: CQCS