Comunicação digital e inovação no mercado de seguros são os principais temas do Fórum S2

O Brasil hoje tem 119 milhões de internautas (Fonte: Statista – Digital Market Outlook). Se levarmos em conta a população total do país, podemos afirmar que 58% da população brasileira já se conecta à internet.

E, apesar da crise, o e-commerce só cresce no Brasil: em 2016 teve um aumento de 7,4% com relação a 2015, totalizando um faturamento de 44,4 bilhões de reais (Fonte: Ebit Informação).

Diante desses números e de fenômenos da cultura digital como o Uber, o Airbnb, o Netflix, o Spotify, que revolucionaram o consumo da sociedade nos últimos anos, o Fórum S2 – Gestão e Distribuição de Seguros Massificados, que acontece entre os dias 5 e 6 de abril na Amcham, traz para essa edição palestras e painéis focados em comunicação digital e inovação. Afinal de contas, por que o mercado segurador brasileiro ainda não se beneficiou do digital como poderia?

Pesquisas mostram como o setor no Brasil, comparado com outros países, ainda está tímido no ambiente digital. De acordo com o Google Barometer, apenas 6% das pessoas que pesquisam por seguro automóvel pela internet compram online. Já 55% usa a internet como ferramenta de pesquisa, porém a compra é feita de maneira off-line.

Na Austrália, para se ter uma ideia, a compra online de seguro auto chega a 33%, número maior do que a compra off-line de 31%.

Para Gerson Ribeiro, professor de marketing digital e palestrante do Fórum S2, “Entre 2014 e 2016, houve um aumento de 60% nas buscas em sites de comparação de preços (Fonte: Google). Isso quer dizer que as pessoas estão usando a tecnologia para comparar os valores, mas, no mercado segurador, elas ainda não conseguem comprar pela internet na maioria das vezes”, explica.

Em sua palestra “Entenda o Comportamento do Consumidor”, que acontece no dia 6 de abril, ele abordará algumas ferramentas digitais que podem dar suporte nesse sentido como a mídia programática, a experiência do usuário, entre outras.

Fonte: Nathalia Pazini