Seguro cresce com o embalo econômico no Paraguai

Antonio Vaccaro Pavia, presidente da Associação Paraguaia de Companhias de Seguros, apresentou o cenário atual do país na reunião-almoço do Sindseg-RS nesta quinta-feira.

O grande progresso da economia do Paraguai, impulsionado pelo avanço do setor primário, inflação controlada, aumento do salário mínimo, redução da pobreza e estabilidade tributária, foi apresentado nesta quinta-feira (22), na reunião-almoço promovida pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS). O bom momento vivido pelo país vizinho foi esmiuçado pelo presidente da Associação Paraguaia de Companhias de Seguro, Antonio Vaccaro Pavia, que palestrou no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael sobre o mercado local, abordando investimentos atuais e perspectivas futuras.

Em sua apresentação, Pavia procurou comparar a situação político-econômica vivida pelo país sul-americano entre os anos de 2007 e 2013, a qual ele se refere como transformadora. “A economia do Paraguai vem se solidificando e se tornando mais independente nos últimos anos, o que nos possibilitou atingir níveis extraordinários de desenvolvimento no nosso PIB”, destaca. Da mesma forma que se expande como um todo, o Paraguai, consequentemente, desenvolve importantes setores da economia, como a área de seguros. O gasto per capita com seguros saltou mais de 200% entre 2007 e 2013. “A estabilidade econômica atual, somada ao aumento do poder aquisitivo da população, fez com que as pessoas se preocupassem mais com a questão”, relata.

O crescimento fez com que o número de empresas operando no mercado de seguros paraguaio decolasse, beneficiando a economia e qualificando os serviços prestados aos segurados. Para 2014, a entidade representativa paraguaia estima um avanço 8,5% em seguros gerais, assim como incrementos paralelos nos diferentes segmentos do mercado.