Parcerias com plataformas que utilizam tecnologia de rastreamento e análise de dados viabilizam esse processo de forma segura e eficaz.
“Os principais desafios para as seguradoras na geração de sinistros de veículos são orçamentos grandes que eles precisam achar em um só lugar, preços competitivos, disponibilidade de peças e entregas rápidas”, afirma Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas.
A gestão de sinistros é um dos maiores desafios enfrentados pelas seguradoras, especialmente quando se trata da reposição de peças automotivas. Um levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontou que entre janeiro e março de 2023, foram registrados 235 mil sinistros de automóvel, sendo que, deste total, 7% sofreram com o atraso de peças. Dos 40.700 itens encomendados neste período, em agosto ainda faltavam 7.100 peças para serem entregues.
Encontrar autopeças para gerir sinistros é um desafio que pode ser superado com a adoção de estratégias eficientes.
Com utilização de tecnologia e análise de dados, as seguradoras melhoram sua capacidade de resposta, além de garantir a satisfação do cliente e a sustentabilidade de suas operações.
Inclusive, recentemente a Mecanizou lançou uma unidade de negócio voltada para grandes contas, como seguradoras e frotistas.
Nomeada de Mecanizou Select, a solução visa ajudar seguradoras na geração de sinistros de veículos, gerando preços competitivos, logística express e atendimento de alto nível. “Conseguimos entregar tudo isso com um time dedicado a essa unidade de negócio”, finaliza Ian.
Fonte: Revista Apólice